You: 5 motivos para assistir série da Netflix; de alerta ao espectador a personagens complexos [LISTA]

A terceira temporada de You estreou na Netflix na sexta, 15, para dar continuidade as histórias sangrentas e assustadoras de Joe Goldberg

Camilla Millan Publicado em 16/10/2021, às 12h00 - Atualizado em 12/11/2021, às 17h10

None
Penn Badgley em You (Foto: Reprodução)

A terceira temporada de You estreou na Netflix em 15 de outubro, para dar continuidade à história sangrenta e angustiante de perigoso Joe Goldberg, interpretado pelo icônico Penn Badgley. O personagem é um criminoso obcecado, stalker e não tem limites morais para conseguir o que quer.

As cenas angustiantes fazem de You uma série frenética com ritmo e acontecimentos envolventes (além de assustadores, é óbvio). Nos episódios da terceira temporada, o protagonista é apresentado ao lado de Love, interpretada por Victoria Pedretti e centro de grandes reviravoltas ao longo da trama. 

+++ LEIA MAIS: Por que a cultura pop tem obsessão por serial killers? [ANÁLISE]

Baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes, a série da Netflix se tornou um grande sucesso entre o público ao combinar elementos perturbadores de suspense, terror e crimes com tópicos como redes sociais, literatura e romance. Confira cinco motivos para não deixar de conferir a produção:

You serve de alerta

Apesar de o protagonista Joe Goldberg ser apresentado, muitas vezes, como carismático, a série da Netflix não demora para mostrar a face problemática e obcecada do personagem. Na produção, o personagem consegue stalkear as pessoas por meio das redes sociais e outras ferramentas, além de vigiar os arredores de casas.

+++LEIA MAIS: Assassinatos, tortura e obsessão: as 7 piores atitudes de Joe, protagonista de You, série da Netflix [LISTA]

Ao longo da série, Joe Goldberg dá diversos sinais de que ele não é tão carismático quanto aparenta — e o que é apresentado ao espectador na narrativa fictícia pode ajudar a identificar stalkers na realidade.

Ainda, a produção mostra os perigos de deixar todas as informações disponíveis nas redes sociais sem grandes proteções. Apesar de a internet ser uma ferramenta que possibilita o compartilhamento de importantes mensagens e transações, também há pessoas que fazem um uso indevido dessas informações presentes no universo virtual.

+++LEIA MAIS: You temporada 3: estreia, trailer e tudo que sabemos sobre série da Netflix com Penn Badgley [LISTA]


You: romantiza ou critica comportamento de Joe?

Apesar de muitas criticas afirmarem que You contribui para a romantização de um personagem criminoso, manipulador e sociopata, ao chegar ao final da trama, o desfecho trágico mostra que o protagonista Joe Goldberg é definitivamente, o vilão da história.

Caso você termine, ao menos, a primeira temporada de You e não entenda todas as problemáticas, os crimes e a conduta abusiva do protagonista, talvez seja preciso rever os episódios e questionar os próprios valores éticos e morais. Afinal, mesmo os momentos românticos da trama são tratados com muita acidez e ironia.

+++LEIA MAIS: Especialistas da saúde afirmam que Joe, de You, não é psicopata; entenda

Ao longo da trama, a série da Netflix pode até construir a falsa ideia de que Joe é empático, mas tudo se destrói em uma crítica contundente que exclui qualquer possibilidade de defesa para o antagonista. E assim, a série consegue propor uma reflexão agridoce no próprio espectador: você consegue se identificar com algumas atitudes do protagonista? Acredita que ser manipulador e stalker faz parte do relacionamento? Talvez seja melhor rever.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Penn Badgley (@pennbadgley)

 


You também tem humor!

Se você pensa que You é uma série frenética, assustadora e repleta de crimes o tempo todo, você está enganado. Apesar de ter diversos momentos angustiantes e incômodos, a trama mistura cenas sangrentas e crimes com um humor nada convencional.

+++LEIA MAIS: You: 4 curiosidades sobre série com Penn Badgley e Victoria Pedretti; apoio de Stephen King, testes para Beck e mais [LISTA]

As cenas cômicas conseguem dar um respiro de toda a intensidade referente ao modus operandi de Joe, assim como preparar o espectador para reviravoltas surpreendentes. Por isso, a produção da Netflix consegue intercalar elementos e encaixar as cenas e emoções de forma certeira.


You tem personagens complexos

Apesar de focar em Joe Goldberg, ele não é o único que é capaz de amarrar o espectador à trama pela complexidade. Além de ser o vilão original, o protagonista dialoga com outras pessoas que, gradualmente, também se mostram repletas de segredos e personalidades controversas.

+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Round 6, da Netflix: cenários deslumbrantes, críticas sociais e mais [LISTA]

Por isso, You consegue formar diversas reviravoltas interessantes. Mesmo os personagens aparentemente mais inocentes conseguem ser complexos e apresentar uma característica sombria — e essa construção envolvente surpreende o espectador a cada camada alcançada.

You: 4ª temporada

Em 13 de outubro de 2021, dias antes da estreia da terceira temporada de You na Netflix, o streaming renovou a série para mais uma leva de episódios — e é, definitivamente, mais um motivo para assistir à série. Afinal, o que acontecerá com os personagens? Será que a maldade de Joe será finalmente descoberta?

+++LEIA MAIS: Zodíaco: Assassino que inspirou filme com Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. é identificado 50 anos depois