Pesquisa lista quais são as plataformas digitais que mais ajudam o paulistano no dia a dia

Google Maps, Climatempo e Ingresso.com estão no top 3 do ranking, que pode auxiliar não só quem vive em São Paulo, como também em qualquer outro centro urbano do país

Rolling Stone/ Oferecimento TIM Publicado em 17/02/2014, às 13h39 - Atualizado em 18/02/2014, às 20h32

Apps cidades - TIM
Thinkstock

Quem vive em uma cidade grande sabe que a correria do dia a dia pode ficar muito mais simples com os aplicativos certos. Em São Paulo, a maior metrópole da América Latina, não poderia ser diferente. Pensando nisso – e também como forma de celebrar o recente aniversário do município, que acaba de completar 460 anos –, o Ibope Conecta realizou uma pesquisa que aponta os principais aplicativos, plataformas digitais e portais utilizados pelos paulistanos.

Oitocentos internautas de classes sociais de A a E foram consultados e o resultado mostra que locomoção, descontos e clima estão entre as áreas em que o internauta mais recorre a ajuda de apps. A pesquisa focou em São Paulo, mas convenhamos: essa lista é útil para qualquer centro urbano, e boa parte dos apps citados certamente é utilizada em muitas outras cidades do país.

O primeiro lugar ficou com o Google Maps, um app praticamente indispensável para quem quer se locomover por qualquer que seja a cidade (do Brasil e do mundo) sem perder tempo. Com o Google Maps, é possível, entre outras coisas, verificar o trajeto exato do local onde você se encontra ao local aonde quer chegar – seja a pé, de carro ou de transporte público.

Em um lugar em que as mudanças climáticas são bastante imprevisíveis, o Climatempo acabou arrebatando a segunda posição. É útil não só para quem vive em SP, como para quem vai viajar, por exemplo. Quem nunca checou o Climatempo ou outro app semelhante antes de passar um fim de semana na praia? Empatado na ranking ficou o aplicativo do Poupatempo, onde é possível agendar serviços como solicitação de RG, 2ª via de documentos, etc.

Fechando o top 3 veio o Ingresso.com, que funciona não só em inúmeras cidades por todo o Brasil, como também na Argentina, Chile e México. Por meio dele é possível comprar ingressos antecipados para cinema, teatro, shows e outros eventos, evitando filas.

Veja abaixo a lista dos apps mais indicados pelos entrevistados (e a porcentagem de entrevistados que o citou), e conte pra gente: na sua cidade, qual é o app que mais faz a diferença? O ranking também serve de dica para que você atualize o seu smartphone.

1 – Google Maps – 83%

2 – Climatempo – 62%

3 – Poupatempo – 62%

4 – Ingresso.com – 34%

5 – Groupon – 30%

6 – Peixe Urbano – 28%

7 – Apontador – 26%

8 – Restaurante Web – 20%

9 – Onde Está Meu Ônibus? – 16%

10 – Waze – 16%

11 – Easy Taxi – 15%

12 – Foursquare – 12%

13 – MapLink – 12%

14 – 99 Taxis – 10%

15 – Bike Sampa – 9%

16 – Alaga SP – 4%

17 – Kekanto – 4%

18 – SPMobile – 4%

19 – Grubster – 2%

20 – Tinder – 2%

21 – Airbnb – 1%

22 – Caronetas – 1%

23 – Guidu – 1%