Fortaleza

Fortaleza

Cidadão Instigado

Guias / CDs - José Flávio Júnior Publicado em 13/05/2015, às 17h37 - Atualizado em 04/08/2015, às 18h55

Liderado pelo cantor e guitarrista Fernando Catatau, o Cidadão Instigado já computa duas décadas produzindo um rock que pouco tem a ver com os nossos tempos. Neste quarto álbum, a banda cearense outra vez passa ao largo das tendências e enfileira 12 faixas pesadas e psicodélicas, que abusam de timbres típicos dos anos 1970.

O estranho é entrar em contato com esse tijolo maciço por meio de streaming ou download. Sem apoio de edital público ou marca de creme, o grupo liberou o material na internet incerto de quando e como o prensaria (o vinil talvez apareça no fim do semestre). A gravação foi custeada com os cachês dos shows baseados no álbum The Dark Side of the Moon que o Cidadão tem feito. Não por acaso, eflúvios de Pink Floyd percorrem o registro (“Dudu Vivi Dada”), assim como alguns riffs poderiam ser assinados por Tony Iommi no auge do Black Sabbath (“Quando a Máscara Cai”).

A cidade natal de Catatau batiza o disco e também a canção mais espetacular do repertório. Em uma espécie de repente revoltado, o cantor compara a capital de sua infância à atual. E é óbvio que o passado vence o presente.

Fonte: Independente

Últimos Guias CDs