<b>GURU DA VANGUARDA</b> A complexa e ousada música de Frank Zappa nunca envelhece
Divulgação

Frank Zappa

Frank Zappa

Guias / CDs - Bento Araújo Publicado em 13/09/2012, às 10h13 - Atualizado às 10h18

Primeira leva do catálogo de Frank Zappa volta às lojas

Zappa foi responsável por derrubar barreiras musicais e estilísticas entre os diversos gêneros que praticou: rock, jazz, erudito, música concreta e muito mais. Mesmo sem saber que ficaria somente 52 anos por esses lados, gravou em uma espécie de corrida contra o tempo. Dentre os anos de 1966 até 1993, produziu dezenas de álbuns que apresentam um universo musical complexo e tortuoso. Sessenta destes álbuns serão relançados, tanto em formato físico como digital, via uma parceria da Zappa Family Trust e da Universal. Daqui até o final de 2012 serão 12 álbuns por mês.

A primeira fornalha representa os discos lançados de 1966 até 1972. Freak Out! (1966) apresentou ao mundo Zappa e seu Mothers of Invention. Pioneiro e provocativo, foi o primeiro álbum duplo conceitual do rock. Quarenta e seis anos depois ainda soa como música feita em outra galáxia. Absolutely Free (1967) fortaleceu a postura anárquica e sarcástica de seu criador, que no disco seguinte, Lumpy Gravy (1968), já debutava como artista solo, amparado por uma orquestra completa e uma sagaz intuição de inserir vanguardismo dentro do rock. We’re Only In It For The Money (1968) é sua obra máxima desse período, uma deliciosa colagem musical em formato sátira, detonando tudo o que estava em alta na época: Beatles, hippies e o flower-power. Cruising with Ruben & The Jets (1968) soou paródia para muitos, mas não para Zappa, que demonstrou seu afeto, cáustico como sempre, ao doo wop e ao R&B dos anos 50 – duas de suas principais influências.

O duplo Uncle Meat (1969) não passou de uma trilha sonora de um filme experimental fracassado, ofuscado pelo lançamento de Hot Rats (1969), um marco na fusão de rock com jazz. Miles Davis levou o crédito, mas Zappa fez primeiro, pelo menos do ponto de vista roqueiro e popular. “Peaches en Regalia” é toda a genialidade musical de Zappa concentrada em três minutos. Burnt Weeny Sandwich e Weasels Ripped My Flesh (ambos de 1970) são recomendados aos completistas; já Chunga’s Revenge (1970) é outro destaque do pacote, trazendo a estreia da irreverente dupla de vocalistas Flo & Eddie (dos Turtles) no Mothers. A dupla continuou nos dois álbuns seguintes: o impecável ao vivo Fillmore East, June 1971 (1971) e o menos essencial Just Another Band from L.A. (1972).

Fonte: Universal

Últimos Guias CDs