Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

StarCraft II: Wings of Liberty

Redação Publicado em 06/08/2010, às 07h14 - Atualizado às 07h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Blizzard Entertainment

PC

Espaço Infinito

Nova versão garante longevidade da clássica série de estratégia

Starcraft II não pode ser paragonado a tantos títulos que invadem as lojas. De fato, a série é um estilo de vida e um objeto de admiração. O leitor menos embebido de “cultura gamer” talvez não assimile o porquê do frisson. Porém, basta entender que um bom jogo não é aquele que manipula uma indústria de hype, mas o que se mantém vivaz depois de a propaganda passar. Starcraft viveu por 12 anos e deixou um legado invejável – é considerado a melhor invenção dentro do gênero de estratégia. Ele não fundou o estilo, mas o aperfeiçoou até um ápice de lapidamento.

Seu estilo serviu como alicerce para games futuros e traçou o perfil da Blizzard, empresa responsável pelo game online mais importante da atualidade, World of Warcraft. Mas, talvez, sua ação mais audaciosa seja o lançamento de uma rede online própria que sobrevive até hoje, em batalhas que passam pelo escopo do racha da esquina até as competições transmitidas em horário nobre nas TVs coreanas. Starcraft II é ainda mais valente, pela magnitude da história e da marca e por sua aposta em mercados emergentes, como o Brasil. Os brasileiros podem adquirir o título por seis meses (por R$ 49), e optar por comprá-lo por inteiro ou adicionar mensalidades quando o prazo acabar. Mais importante que o preço, porém, é o que vem marchetado nele: servidores especiais para partidas multiplayer online e a adaptação total do jogo para o idioma português. Por conta da grandeza de seu passado, da qualidade do presente e de sua teimosia em inovar, Starcraft II é o game que você não pode deixar de experimentar em 2010.

Flávia Gasi