Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Indica / Cinema

Filmes que você não sabia que foram inspirados em grandes livros

Conheça 7 clássicos que vieram direto das páginas do livros para as telonas

Redação Publicado em 14/05/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça 7 clássicos que vieram direto das páginas do livros para as telonas - Reprodução/Mercado Livre
Conheça 7 clássicos que vieram direto das páginas do livros para as telonas - Reprodução/Mercado Livre

Muitas vezes, o encanto de um grande filme encontra suas raízes nas páginas de um livro memorável. Enquanto alguns filmes abertamente proclamam suas origens literárias, outros escondem suas inspirações nas sombras, surpreendendo até mesmo os cinéfilos mais atentos. Hoje, vamos explorar uma seleção de filmes que você talvez não soubesse terem sido adaptados de grandes obras literárias.

Confira e aproveite para garantir novos livros na sua estante:

1. O Poderoso Chefão, de Mario Puzo - https://mercadolivre.com/sec/1CWsd9a

A série de filmes dirigida por Francis Ford Coppola conta a história da poderosa Família Corleone, uma das grandes máfias italianas operando nos Estados Unidos. O elenco estelar inclui Al Pacino, Marlon Brando, Robert De Niro e Diane Keaton. Poucos sabem que a trilogia foi baseada no romance homônimo de Mario Puzo, que permaneceu por 67 semanas na lista de best-sellers do The New York Times.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

2. Jumanji, de Chris Van Allsburg -  https://mercadolivre.com/sec/2EcmCYu

Jumanji se tornou um grande clássico do cinema com a sua primeira adaptação lançada no ano 1995 com Robin Williams no papel principal. Nele, o jogo de tabuleiro Jumanji magicamente ganha vida, com animais reais e outros elementos, uma vez que os dados são jogados. A história foi recontada e modernizada em 2017 com "Jumanji: Bem-Vindo à Selva", com Dwayne Johnson, Karen Gillan, Jack Black e Kevin Hart no elenco principal, dessa vez dispensando o tabuleiro e trazendo o video-game para o mundo de Jumanji. O que poucos sabem é que o filme foi baseado na obra de fantasia ilustrada para crianças de Chris Van Allsburg, que foi publicada em 1981.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

3. As Patricinhas de Bervely Hills (Inspirado em "Emma", de Jane Austen) - https://mercadolivre.com/sec/29wsBec

A clássica comédia dos anos 90 estrelando Alicia Silverstone foi um marco na cultura pop, sendo que o filme é celebrado até hoje pelos fãs que amam a história da patricinha e popular garota de Beverly Hills, Cher Horowitz, que decide mudar a vida da nova aluna de sua escola, Tai, após uma dura crítica do enteado de seu pai, Josh, sobre ela não viver no "mundo real". O  enredo do filme foi inspirado no livro "Emma", de Jane Austen, onde a personagem principal, Emma Woodhouse, também é uma jovem rica e mimada, órfã de mãe assim como Cher, que ama interferir na vida das pessoas que a cercam.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

4. Forrest Gump, de Winston Groom - https://mercadolivre.com/sec/2x9uP7U

Forrest Gump é um dos maiores filmes do grande ator Tom Hanks e não demorou muito para se tornar um clássico na história do cinema. Nele, Forrest Gump, um simples homem do Alabama, conta a história dos Estados Unidos junto à sua própria história, passando por momentos importantes como a Guerra do Vietnã, Watergate e o assassinato do presidente John F. Kennedy. No entanto, o filme se tornou tão grande que ofuscou o fato de que ele foi adaptado da obra homônima de Winston Groom, publicada no ano de 1981.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

5. Meninas Malvadas, de Rosalind Wiseman - https://mercadolivre.com/sec/1kFUMwV

O filme de Tina Fey com Lindsay Lohan, Rachel McAddams, Amanda Seyfried e Lacey Chabert é um marco na cultura pop dos anos 2000, sendo uma das comédias mais famosas e aclamadas do mundo. O filme retrata a hierarquia social do colegial americano, focando principalmente na adolescência feminina e as "panelinhas" que são formadas em qualquer escola. Todo o enredo principal vem do livro de autoajuda "Queen Bees and Wannabes" onde a autora Rosalind Wiseman mergulha no mundo das garotas para explicar esse fenômeno entre as adolescentes. Tina Fey, no entanto, conseguiu transformá-lo em uma história hilária para as telonas.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

6. Psicose, de Robert Bloch - https://mercadolivre.com/sec/1A6cySg

O filme de Alfred Hitchcock é um clássico suspense, sendo responsável por uma das cenas de assasinato mais famosas do cinema - a famosa cena de Marion Crane no chuveiro com a clássica trilha sonora composta por Bernard Herrmann. No filme, Crane é uma secretária de uma imobiliária que rouba 40 mil dólares do seu emprego para recomeçar sua vida. Durante sua fuga, uma forte tempestade faz com que ela perca o caminho e pare no velho e misterioso hotel de Norman Bates. Sem saber do perigo que ela corre, Marion decide passar a noite no local. O filme foi baseado no romance de Robert Bloch, publicado em 1959, pouco antes de ser adaptado para o cinema.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.