As 11 melhores músicas de David Bowie

ESCOLHIDAS PELO PRÓPRIO BOWIE

Com 25 álbuns de estúdio gravados em quase 50 anos de carreira, e um catálogo igualmente impressionante de clássicos, não é fácil selecionar as melhores de David Bowie.

ESCOLHAS IMPREVISíveis

Mas em 2008, o cantor britânico revisitou a própria discografia para compilar as 12 músicas que mais gostava. E como pode ser visto a seguir, o Camaleão do Rock evitou escolhas óbvias.

life on mars?

Talvez a única escolha mais previsível da lista. Essa música foi lançada originalmente em 1971, no disco Hunky Dory.

Sweet Thing/Candidate/
Sweet Thing

Outra lançada nos anos 1970. Essa viagem sonora com 9 minutos de duração foi lançada no álbum Diamond Dogs, 8º da carreira de Bowie.

The Bewlay Brothers

Outra canção lançada no disco Hunky Dory. A faixa foi uma das últimas a ser escrita e gravada para o álbum, e até hoje impressiona os fãs do músico pela atmosfera densa que carrega.

Lady Grinning Soul

Lançada em 1973, essa música encerra a tracklist do disco Aladdin Sane, talvez o álbum com uma das capas mais icônicas de todos os tempos.

win

A canção faz parte de Young Americans, 9º disco lançado por Bowie, e trabalho que marca a mudança de rumo na sonoridade dele, deixando para trás o glam rock, para mergulhar no soul e R&B.


some are

Lançada em 1977, a música aparece no disco Low, primeiro gravado por Bowie depois de se mudar para Berlim, e também o primeiro de 3 colaborações que faria com o renomado produtor experimental Brian Eno.


teenage wildlife

Em uma nova aventura musical, Bowie parte para uma pegada mais pós-punk e new wave nessa faixa do disco Scary Monsters (and Super Creeps), lançado em 1980, e que colhe até hoje mais aceitação artístics do que comercial.


repetition

Parte essencial do disco Lodger, de 1979, essa faixa é a penúltima desse que seria o terceiro e último álbum da parceria entre Bowie e Brian Eno, denominada Berlin Trilogy, composta pelos antecessores Low e "Heroes".


fantastic voyage

Faixa de abertura do disco Lodger, que aparece pela segunda vez aqui na lista, essa canção carrega uma curiosidade: ela segue uma progressão de acordes praticamente igual a de "Boys Keep Swinging", do mesmo álbum.


loving the alien

Responsável por abrir o disco Tonight, de 1985, a faixa, que já carrega uma certa excentricidade no título, expressa o quanto Bowie desgostava de organizações religiosas.


Time Will Crawl
(MM Remix)

É isso mesmo. Bowie selecionou um remix para entrar na lista. Originalmente lançada em 1987, a faixa ganhou uma nova versão produzido por Mario J. McNulty em 2008, e aparentemente o cantor britânico gostou do resultado.



Ficou afim de ouvir as músicas?

Listamos as 12 faixas selecionadas por Bowie.

CLIQUE E CONFIRA


texto: igor brunaldi
edição: vitor gomes