com ‘filmes assinatura’ no catálogo

7 diretores de cinema

.

Assim como músicos têm riffs reconhecidos, cineastas, de vez em quando, adotam um ângulo de câmera, recorte ou temática bem próprios

Quer seja no visual, no ângulo ou na temática, relembre 7 diretores com “filmes assinatura” no catálogo:

Personagens sombrios - mas coloridos. Histórias engraçadas - mas assustadoras. O ilustrador criou uma personalidade própria para seus filmes - e é inesquecível no misto terror-juvenil.

Tim Burton

Um humano criado por um professor maluco num castelo horroroso… No meio de um subúrbio norte-americano. Mas, uma falha: o cientista esqueceu de lhe dar mãos; ele só tem tesouras.

Para assistir:
Edward Mãos de Tesoura (1990)

Um humor ácido combinado com litros e litros de sangue. A ultraviolência, a afinidade com temas históricos (reinventados) contados numa narrativa nada linear.

Quentin Tarantino

Uma judia em fuga e um grupo de soldados aliados. Em comum, a vontade de matar Hitler e o máximo de nazistas que encontrarem no caminho.

Para assistir:
Bastardos Inglórios (2009)

Simetria é a palavra principal. Depois, câmera fixa. Anderson também ama tons pastel ou marrom - tanto quanto adora temática retrô e uma vibe de cinema setentista.

Wes Anderson

O concierge do Grande Hotel Budapeste, Monsieur Gustave, é acusado de assassinar uma hóspede depois dela deixar uma herança para ele. Seu pupilo Zero precisa provar a inocência.

Para assistir:
Grande Hotel Budapeste (2014)

Opta por trazer o inimaginável ao mundo infantil - e não pesa a mão para criar monstros horrorosos. Como ele mesmo diz, não liga nem de matar crianças nos filmes feitos para elas.

Guillermo del Toro

A princesa do submundo, refugiada na Terra, precisa retornar ao lar. Para isso, passa pelo labirinto com ajuda do Fauno - e precisa achar todas as chaves certas e cumprir as missões

Para assistir:
O Labirinto do Fauno (2006)

Animações emocionantes, com temáticas sensíveis e cativantes. Uma ilustração que lembra aquarela, mas ainda tem traços bem vívidos. Miyazaki trouxe muito da cultura oriental para o ocidente.

Hayao Miyazaki

Aos 13 anos, a bruxa Kiki e o gato Jiji partem numa aventura para explorar o mundo. Se muda para uma cidade grande, e usa a habilidade de voar na vassoura para fazer entregfas rápidas.

Para assistir:
O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Kubrick foi o pioneiro em criar simetria nos takes, e uma palheta de cor bem definida. Seus filmes são sombrios, violentos, adultos. A música é fator gritante na trama

Stanley Kubrick

Adaptado do romance de Anthony Burgess, mostra Alex e sua gangue de delinquentes adolescentes num futuro horrível e distópico. O estilo marcou o cinema dos anos 1970.

Para assistir:
Laranja Mecânica (1971)

Protagonistas cativantes, histórias fantásticas e animadoras. E muita, muita ação. Spielberg gosta de usar reflexos e foca na atuação. Moldou muito do renascinemto do cinema dos anos 1980.

Steven Spielberg

O filme com DiCaprio foge do espaço comum de fantástico do diretor - mas tem, em cada cena, seus elementos assinatura. Conta a história de um mentiroso fingindo ter profissões de elite.

Para assistir:
Prenda-me se For Capaz

Tente reconhecer os traços em outros filmes!

texto:
Yolanda Reis
edição: vitor gomes