.

 A VIAGEM DE CHIHIRO


8 curiosidades sobre


Animação aclamada


A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki, mostrou a jornada de amadurecimento da menina no reino dos espíritos e se tornou um clássico do cinema internacional.


Duas décadas mais tarde


O longa chegou aos cinemas japoneses em 20 de julho de 2001 e, em 2021, completou duas décadas. Para comemorar a data, listamos oito curiosidades sobre o aclamado A Viagem de Chihiro. Confira!

Sem roteiro?


Miyazaki não completou o roteiro e a produção de A Viagem de Chihiro começou sem o cineasta saber como o filme terminaria. Pensou tudo no caminho e apenas seguiu o fluxo da inspiração. 


Sucesso comercial


A Viagem de Chihiro se tornou o filme de maior bilheteria da história do Japão, ultrapassando Titanic (1997), e arrecadou cerca de US$ 230 bilhões. 


Oscar


A Viagem de Chihiro se tornou a primeira animação em língua não-inglesa a vencer o Oscar de Melhor Animação em 2003 — e, até hoje, é a única.


Mensagem


Miyazaki acredita que os seres humanos são motivados pelos espíritos. A mentalidade é clara no filme, pois Chihiro vai ao mundo dos espíritos, que representam a transição da infância à fase adulta.


Relação com o Japão


A Viagem de Chihiro critica a quebra de tradições da cultura tradicional. Evidencia o amadurecimento de Chihiro e condena a sociedade japonesa moderna em relação ao conflito de gerações.


Rio poluído


Chihiro assiste à limpeza de um rio poluído que continha um espírito fedido. A cena foi inspirada na vida de Miyazaki, que também limpou um rio de sua cidade e faz uma crítica à poluição ambiental.


Inspiração para Chihiro


Miyazaki inspirou-se na filha de 10 anos de um amigo para criar Chihiro. Queria criar um filme para esse público específico em que elas fossem heroínas e pudessem se inspirar na protagonista.


Visite o ‘set’


É possível visitar as ruas da cidade dos espíritos de A Viagem de Chihiro em Jioufen, uma zona de montanhas em Taiwan, onde várias paisagens da animação foram reproduzidas.

A Viagem de Chihiro ganhará adaptação live-action para o teatro em 2022

leia mais!


créditos:
 Divulgação/ TENOR
texto: Marina Sakai
EDIÇÃO: VINICIUS LOPES