8 curiosidades sobre

edward mãos de tesoura

.

O filme conta a história de Edward (Johnny Depp), criado em laboratório por um cientista que morreu antes de terminá-lo. Vai parar num subúrbio de classe média… Com mãos de tesoura!

Lançado em 1990, Edward foi um dos responsáveis por lançar Tim Burton ao estrelato - e garantir a “assinatura” do diretor e o estilo tão conhecido

Esse foi o primeiro de muitos filmes de Tim Burton com Johnny Depp. Mas quase foi diferente: o diretor queria Michael Jackson como protagonista!

Michael Jackson ator?

Edward é um personagem quieto… Durante todo o filme, fala apenas 169 palavras. As expressões de Depp compensavam para a atuação.

QUASE MUDO

Tim Burton, responsável por Beetlejuice, Peixe Grande, Alice no País das Maravilhas e diversos outros considera Edward Mãos de Tesoura sua criação preferida

filho querido

Tim Burton convidou Robert Smith e The Cure para compor a trilha sonora. Eles não conheciam o diretor, então recusaram. Ironicamente, o vocalista
é a personificação de um personagem do cineasta!

cara de um...

As casinhas bonitinhas e iguaizinhas existem de verdade! O filme foi feito num bairro de Tampa, Flórida. Mas os tons pastel são da produção, que pintaram todas as casas (os moradores ficaram num hotel).

tour histórico

O visual de Edward foi inspirado no filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. É, também, uma homenagem ao expressionismo alemão dos anos 1920 e ao cinema mudo.

visual clássico

Este foi o primeiro filme de Tim Burton estrelado por Johnny Depp. Depois, o ator apareceu em outras sete produções do diretor.

amizade de longa data

texto: Yolanda Reis
edição: vitor gomes