Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

10 discos que completam 10 anos em 2023

De David Bowie a Charlie Brown Jr.: relembre os álbuns que completam uma década em 2023

Ana Paula Nunes Publicado em 26/12/2022, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charlie Brown Jr.: 'La Famlia 013' completa 10 anos em 2023 (Foto: divulgação/O2 Play)
Charlie Brown Jr.: 'La Famlia 013' completa 10 anos em 2023 (Foto: divulgação/O2 Play)

Em 2013, o mundo da música era diferente. A indústria fonográfica começava a ver mudanças causadas pelo streaming, especialmente com expansão global do Spotify - lançado em 2008, o serviço apenas chegaria ao Brasil um ano depois, em 2014.

Random Access Memories, do Daft Punk, completa 10 anos em 2023 (Divulgação)
Random Access Memories, do Daft Punk, completa 10 anos em 2023 (Divulgação)

Talvez, porém, nada deixe tão claro o sial dos tempos quanto a distância que nos separa dos lançamentos daquele ano - uma lista que incluía nomes promissores, como o One Direction, mas também ídolos que deixariam saudades na década seguinte, como David Bowie e Charlie Brown Jr. - que, naquele ano, perderia dois dos integramntes de sua formação original, Chorão e Champignon.

+++ LEIA MAIS: Morrissey sai de gravadora após Miley Cyrus pedir para ser retirada de disco; entenda

Separamos dez discos que completam 10 anos em 2023. Confira:

Rodrigo Amarante - Cavalo

O primeiro disco solo de Rodrigo Amarante conta com onze faixas e traz no repertório letras em português, inglês e francês. Marcado por acordes melancólicos, Cavalo é um misto de experiências onde aborda temas como o vazio, silêncio e solidão:

+++ LEIA MAIS: Rodrigo Amarante revela apoio a Lula


+++ LEIA MAIS: Rodrigo Amarante revela apoio a Lula


Black Sabbath - 13

Este é o 19º álbum de estúdio da banda britânica Black Sabbath. Naquele ano, a banda fazia uma apresentação histórica no Brasil ao lado de Geezer Butler, Tony Iommi e Brad Wilk, do Rage Against the Machine.


David Bowie - The Next Day

O álbum tem um “quê a mais”. Após quase dez anos de silêncio, fora dos holofotes musicais, devido a um infarto sofrido em 2004, David Bowie estava trabalhando em seu 24º disco inédito em silêncio.

The Next Day conta com 14 faixas. A primeira música é a faixa-título do disco. Aliás, vale destacar que a capa do álbum é uma recriação de Heroes (1977), com a cara de Bowie coberta. Quem assina a produção é Tony Visconti, parceiro de longa data do cantor.


Pearl Jam - Lightning Bolt

O 10º álbum de estúdio da banda liderada por Eddie Vedder, traz ao todo 12 faixas com uma sonoridade um pouco diferente do que você está acostumado a ouvir quando o assunto é Pearl Jam, saindo do grunge e dando espaço ao rock. 

É considerado um disco bem diversificado. Em "Mind Your Manners" o grupo envereda por uma pegada punk; já em "Sirens", o caminho é uma balada, que traz em sua letra a fragilidade da vida como tema.


Charlie Brown Jr. - La Familia 013 

Lançado após a morte de Chorão, o disco traz 12 faixas inéditas e retrata o momento vivido pelo músico em seus últimos dias. As letras abordam temas como separação, reconciliação, tristeza e esperança, acompanhadas das melodias blues e metal.

La Familia 013 chegou a receber Disco de Ouro pela marca de 40 mil cópias vendidas.

+++ LEIA MAIS: Chorão, do começo ao fim: a jornada do líder do Charlie Brown Jr


Twenty One Pilots - Vessel

Terceiro disco de Tyler e Josh é considerado como um marco importante na carreira da dupla. É o primeiro álbum com uma gravadora profissional. Ao todo são 12 faixas, um disco com um pouco mais de 45 minutos que traz mensagens como problemas psicológicos pessoais e familiares, amizade, valorização da vida e fé.

A capa também chama a atenção, estampada pelos avós paternos do duo. 

+++ LEIA MAIS: Twenty One Pilots: relembre os 4 álbuns de estúdio da dupla 


One Direction - Midnight Memories

Terceiro álbum de estúdio do grupo tem uma pegada diferente dos discos lançados e mostra a maturidade do grupo comparado com os trabalhos anteriores. A boy band britânica caminha para outra sonoridade, trazendo referências do rock e folk.


Lorde - Pure Heroine

Álbum de estreia de Lorde considerado como objeto que ajudou a revolucionar a indústria fonográfica e abrir portas para outras artistas, entre os nomes estão o de Billie Eilish.

Ao todo são 15 faixas que contam com sintetizadores, batidas e claro, a voz de Lorde. O disco de estreia fez a cantora atingir o topo do mainstream. A canção "Royals" foi considerada A Melhor Canção de 2013 pela MTV americana.


Emicida - O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui 

Disco de estreia do rapper Emicida conta com 14 faixas e diversas participações especiais, entre elas estão os nomes de Pitty na música Hoje Cedo, Gueto com Mc Guimê e Levanta e Anda com Rael. Nas letras você encontra a celebração das conquistas do rapper ao longo da carreira.


Daft Punk - Random Access Memories

A dupla francesa traz para Random Access Memories referências dos anos 70 e 80, misturando os ritmos do Disco e Soul. Segundo Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, as 13 faixas clamam pela "humanização da música".