5 músicas essenciais de Chris Cornell: 'Like a Stone', 'Black Hole Sun' e mais [LISTA]

Icônico músico do Soundgarden, Audioslave e Temple of The Dog, Chris Cornell completaria 57 anos nesta terça, 20

Redação Publicado em 20/07/2021, às 18h48

None
Chris Cornell (Foto: Jeff Lipsky/Divulgação)

Na manhã de 18 de maio de 2017, o rock perdeu uma das vozes mais icônicas com a morte de Chris Cornell. Muito importante para a história da música, o cantor é conhecido como um dos fundadores do grunge e deixou um legado incomparável à cena musical de Seattle, além de ser uma grande influência para diversos artistas ao redor do mundo.

Caso estivesse vivo, Chris Cornell completaria 57 anos nesta terça, 20. Aos 52 anos, em maio de 2017, o músico foi encontrado morto em um hotel em Detroit, nos Estados Unidos, após um show do Soundgarden, banda liderada por ele. Mais tarde, foi revelado que ele teria se enforcado, segundo informações da Associated Press

+++LEIA MAIS: Integrantes do Soundgarden respondem ao processo aberto por Vicky Cornell contra a banda: 'Não somos donos do nosso próprio trabalho'

Além de trabalhos incríveis com o Soundgarden, o músico era vocalista e líder em outras duas bandas, Temple of the Dog e Audioslave - e, é claro, também tinha uma carreira solo impecável com canções fascinantes. 

Com um talento único para composição, uma singularidade de criação, uma discografia impressionante e uma voz igualmente comovente - e potente, Chris Cornell deixa um legado eterno à música. Para relembrar o cantor nesta data, listamos cinco canções essenciais da carreira dele. Confira:

+++ LEIA MAIS: Ícone: assista Chris Cornell em versão poderosa de ‘Better Man’, do Pearl Jam


Soundgarden - "Black Hole Sun" (1994)

"Black Hole Sun", do disco Superunknown (1994), está na lista de 15 músicas essenciais de Cornellda Rolling Stone EUA - e é um exemplo curioso do talento incrível do músico para composição. Escrita em cerca de 15 minutos, foi inspirada após o cantor confundir uma fala de um noticiário e ouvir o âncora dizer o título da faixa, o que seria em tradução livre, "sol do buraco negro".

Segundo o músico contou à Rolling Stone EUA, ele não esperava que o Soundgarden gostaria, mas a canção se tornou um grande hit da época e da discografia da banda.

+++LEIA MAIS: Chris Cornell canta Patience, do Guns N’ Roses, em cover emocionante; ouça aqui


Temple of The Dog - "Say Hello 2 Heaven" (1991)

Um destaque da discografia do Temple of The Dog, "Say Hello 2 Heaven" é triste, intensa e densa, com a voz de Cornell lentamente crescendo e, ao mesmo tempo, as guitarras choram suavemente ao seu redor.

A lírica surgiu após a morte de Andrew Wood, um amigo próximo de Chris Cornelle vocalista do Mother Love Bone. Após a morte de Wood em 1990 por overdose de heroína, o cantor do Temple of The Dog canalizou a dor em duas canções, sendo elas "Reach Down" e "Say Hello 2 Heaven".

+++LEIA MAIS: Soundgarden: fitas de 1985 mostram gravações raras de Chris Cornell na bateria e no vocal


Soundgarden - "Fell On Black Days" (1994)

Apesar de não ter um sucesso imediato quanto os outros singles do Superunknown, "Fell on Black Days" tinha um profundo impacto sentimental. Em um rock lento, Cornell confrontou a própria história com a depressão. "É uma sensação que todos têm," disse à Melody Maker em 1994, via Rolling Stone EUA.


Audioslave - "Like a Stone" (2003)

Como lembra a Rolling Stone EUA, "Like Stone" é o segundo single do Audioslave, e a música de maior sucesso da discografia de Cornell. Com vocais impressionantes, o cantor mostra o famoso alcance vocal com um desempenho espetacular. 


Chris Cornell - "You Know My Name" (2006)

Tema de 007 - Casino Royale (2006), "You Know My Name", a pedido de Cornell, não fez parte da trilha sonora do filme, mas foi incluída no disco Carry On (2007). Em entrevista, via Rolling Stone EUA, o artista afirmou: "Foi emocionante poder fazer um tema de Bond. Gravamos no estúdio de George Martin na Inglaterra; foi o lugar e a experiência perfeitos para gravar para James Bond."

 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL