Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 músicas que homenageiam Pelé, de Caetano Veloso a Jorge Ben Jor [LISTA]

Considerado o maior jogador da história do futebol, Pelé virou ícone da cultura brasileira e recebeu inúmeras dedicações na música ao longo dos anos

Redação Publicado em 29/12/2022, às 16h30 - Atualizado em 30/12/2022, às 18h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)
Pelé (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)

Além de conquistar três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, virou um grande ícone na sociedade brasileira - e foi referenciado em diversas músicas.

Ao longo da carreira no futebol, além dos títulos em Copa do Mundo, Pelé fez mais de mil gols enquanto encantou o Brasil e o mundo como atacante do Santos - e se aposentar após atuar pelo Cosmos, de Nova York, Estados Unidos. Com todo destaque e fama, isso rendeu ao ex-atleta algumas exaltações em músicas. Veja abaixo (via Esquina Musical):

+++LEIA MAIS: Pelé é internado em São Paulo com insuficiência cardíaca e inchaço


"Rei Pelé"

Com apenas 21 anos e uma Copa do Mundo, Pelé foi exaltado em música composta por Wilson Batista, Luiz Wanderley e Jorge de Castro, intitulada "Rei Pelé." Vale lembrar como o icônico jogador de futebol leva o apelido colocado no título da canção até hoje, porque é considerado o melhor da história do esporte mais popular do planeta.


"Meio-de-campo"

Sim, a música de Gilberto Gil tem esse nome porque é dedicada a Afonsinho, lendário meio-campista do Fluminense, do Rio de Janeiro. No entanto, o cantor não deixa de homenagear Pelé e Tostão, jogador do Cruzeiro na época. Vale lembrar como eles dois foram peças fundamentais para a conquista da terceira Copa do Mundo do Brasil, em 1970.

+++LEIA MAIS: Pelé procurou Gabriel, o Pensador para gravar música sobre ‘bundalização’


"Love, Love, Love"

Quando se aposentou, Pelé fez discurso emocionante nos Estados Unidos - e uma das partes mais emblemáticas foi quando ele disse: "Love, Love, Love." Caetano Veloso decidiu pegar a repetição dessa palavra em inglês para homenagear o ex-atleta.

Meu amor, te quero
Pelo mundo inteiro eu espero
A visão que comove
Pelé disse
Love, love, love

"O Futebol"

Assim como fez Gilberto Gil, Chico Buarque homenageou em "O Futebol," de 1989, alguns dos principais nomes do futebol naquele período: Didi, Mané, Pelé e Canhoteiro. "Para estufar esse filó
Como eu sonhei / Só / Se eu fosse o Rei / Para tirar efeito igual ao jogador / Qual compositor / Para aplicar uma firula exata, que pintor / Para emplacar em que pinacoteca, nega / Pintura mais fundamental / Que um chute a gol / Com precisão / De flecha e folha seca," canta.

+++LEIA MAIS: Os 25 melhores convidados especiais de Os Simpsons, para Fox: Pelé, Paul McCartney, Rolling Stones e mais [LISTA]


"O Nome do Rei É Pelé"

Mesmo sendo torcedor ávido do Flamengo, Jorge Ben Jor exaltou o maior jogador de futebol do mundo, que nunca atuou pelo time carioca. A letra de "O Nome do Rei É Pelé" exalta todas as qualidades que Pelé tinha como atacante.