Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

50 anos de Araçá Azul: Disco de Caetano Veloso ganha versão exclusiva

Lançado em janeiro de 1973, o álbum 'Araçá Azul' recebeu uma versão comemorativa e limitada, pensada para os fãs e colecionadores

Redação Publicado em 05/03/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caetano Veloso (Foto: Frank Hoensch / Getty Images) e capa de Araçá Azul (Foto: Divulgação/ Instagram/ Ivan Cardoso)
Caetano Veloso (Foto: Frank Hoensch / Getty Images) e capa de Araçá Azul (Foto: Divulgação/ Instagram/ Ivan Cardoso)

Em janeiro de 1973, Caetano Veloso lançouAraçá Azul, seu quinto álbum de estúdio. Exatos 50 anos mais tarde, o projeto gravado no Estúdio Eldorado ganhou uma nova versão limitada e exclusiva, cujo lançamento foi anunciado pelo próprio cantor nas redes sociais.

Araçá Azul, que neste ano completa 50 anos, foi gravado em São Paulo, em apenas uma semana, sem que nem uma composição estivesse pronta (ou mesmo esboçada) antes de se iniciarem as sessões”, escreveu Caetano, em seu Instagram.

+++LEIA MAIS: Caetano Veloso achava o rock cafona, mas foi referência para geração roqueira dos anos 1980 [ANÁLISE]

Em sua publicação, o cantor lembrou que, na época das gravações, hospedou-se em um hotel ao lado do estúdio. “Comecei a improvisar peças muito livremente concebidas. Eu tinha feito o Araçá Azul como um movimento brusco de autolibertação dentro da profissão: precisava me desembaraçar no estúdio, testar meus limites e forçar meus horizontes”, recordou.

De um desafio pessoal, então, surgiram as 10 faixas de Araçá Azul. Lançado em janeiro de 1973, o disco surpreendeu por seu tom altamente experimental e teve um número recorde de devoluções, tornando-se um dos álbuns mais controversos da MPB.

+++LEIA MAIS: Pop e contemplativo, Caetano Veloso voltou a deslanchar com 'Cinema Transcendental'

Cinco décadas mais tarde, Araçá Azul ganhou uma versão comemorativa na Universal Music. Limitada e exclusiva, a Fan Box é composta pelo disco, uma caderneta e uma caixa especial (cujas partes podem ser usadas como quadro decorativo organizador).

Araçá Azul (1973) é um dos discos presentes no Especial 80 Anos de Música, uma edição exclusiva da Rolling Stone Brasil dedicada à Geração 1942, que reúne nomes essenciais da MPB, como o próprio Caetano Veloso,Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Gilberto Gil, além de panorama global dos nascidos neste ano. O especial impresso já está nas bancas e nas bancas digitais. Clique aqui para saber mais.

+++LEIA MAIS: Incompreendido, Caetano Veloso bebeu do cancioneiro brasileiro em 'Muito – Dentro da Estrela Azulada'