6 músicas essenciais de Shawn Mendes: de 'Stitches' a 'Señorita' [LISTA]

Para comemorar 23 anos do Shawn Mendes, confira seis músicas essenciais para entender a carreira do cantor

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/08/2021, às 14h00

None
Shawn Mendes performando no Power 96.1's Atlanta Jingle Ball em 2018 (Foto: Paras Griffin/Getty Images for iHeartMedia)

Shawn Mendes não tinha como saber, mas os covers de apenas seis segundos publicados na conta no Vine o transformariam em uma das grandes vozes do pop atualmente. Nascido no Canadá em 8 de agosto 1998, Mendes sempre foi apaixonado por música e começou a cantar na escola.

Quando o cover de "As Long As You Love Me," música de Justin Bieber, viralizou, o cantor atraiu atenção da Island Records, gravadora responsável pelos primeiros trabalhos de Mendes. Desde então, foram sucessos seguidos de outros. Atualmente, tem seis discos e um EP.

+++ LEIA MAIS: Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

Para relembrar a carreira do músico e comemorar o aniversário de 23 anos, confira seis canções essenciais para entender a trajetória de Shawn Mendes.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shawn Mendes (@shawnmendes)

 


"Stitches"

"Stitches" foi um dos primeiros singles e grandes sucessos de Mendes. Foi a primeira canção da carreira a entrar no Top 10 da Billboard Hot 100, estreando em quarto lugar. Na época, tinha apenas 16 anos e soltou a voz ao cantar sobre a saudade de um amor no refrão marcante: "Agora que estou sem seus beijos / Vou precisar de pontos."

+++ LEIA MAIS: Shawn Mendes se arrisca no português e protesta contra mudanças climáticas em São Paulo


"Never Be Alone"

"Never Be Alone" pode ser considerada - principalmente pelos fãs - uma das composições mais bonitas de Mendes. "Pegue um pedaço do meu coração / E torne-o todo seu / Assim, quando estivermos separados / Você nunca estará só," diz a letra com uma melodia suave e embalada pelo som do violão, piano e bateria.


"Treat You Better"

"Treat You Better" faz parte do segundo disco de Mendes, Illuminate (2017). Com ritmo envolvente e batida mais acerelada, o cantor discorre sobre um amor não correspondido e a vontade de proteger a garota amada de um relacionamento conturbado. A faixa entrou para o ranking 100 Best Pop Songs of 2016 da Billboard, na 42ª posição.

+++ LEIA MAIS: Shawn Mendes: “Sempre que me comparam ao Bieber eu respondo que esse é o maior elogio que poderiam me fazer”


"There's Nothing Holding Me Back"

Também parte de Illuminate,"There's Nothing Holding Me Back" segue premissa parecida com "Treat You Better" ao também apresentar um ritmo acelerado e dançante. Os riffs de guitarra no refrão dão mais intensidade à canção quando combinados com os vocais de Mendes. Em entrevista ao EW, o cantor revelou como se inspirou em Timbaland e Justin Timberlake para fazer o refrão.


"Lost In Japan"

"Lost In Japan" explora o lado R&B e funk de Mendes ao apresentar uma melodia dançante embalada pela letra romântica que convida a uma viagem para o Japão. A canção também teve influências de Timberlake, como explicou o cantor em entrevista à Billboard. O remix com Zedd ganhou um vídeo clipe inspirado em Encontros e Desencontros (2003), da diretora Sofia Coppola, ambientado no Japão e cuja o título em inglês é Lost in Translation.

+++ LEIA MAIS: MTV revive o Unplugged em setembro, com Shawn Mendes no primeiro episódio


"Señorita"

Em 2015, Mendes e Camila Cabello fizeram a primeira parceria em "I Know What You Did Last Summer," enquanto a cantora ainda estava no Fifth Harmony. Em 2019, o casal se uniu novamente em "Señorita," uma composição que mistura o pop com ritmos latinos. A voz levemente rouca da cantora cubana contrasta com o timbre agudo de Mendes, dando origem a um dos maiores hits da carreira de ambos.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS