Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A grande diferença das parcerias entre Keith Richards/Mick Jagger e Paul McCartney/John Lennon

Duplas de Beatles e Rolling Stones representam duas das maiores parcerias do rock

Redação Publicado em 27/05/2023, às 13h00 - Atualizado em 31/05/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mick Jagger e Keith Richards (Foto: Scott Gries/Getty Images) e Paul McCartney e John Lennon (Foto: Getty Images)
Mick Jagger e Keith Richards (Foto: Scott Gries/Getty Images) e Paul McCartney e John Lennon (Foto: Getty Images)

Bandas que já colaboraram em algumas ocasiões, Beatles e Rolling Stones contam com duas das melhores duplas da música: Paul McCartney/John Lennon e Keith Richards/Mick Jagger, respectivamente. Porém, existe uma grande diferença entre eles, segundo Richards.

Durante entrevista à Rolling Stone EUA em 2015, o lendário guitarrista comparou o trabalho dele com Jagger ao de McCartney e Lennon. Como o músico explicou, uma diferença essencial era que ele normalmente escreveria a melodia, enquanto Mick Jagger ficaria responsável pela letra.

+++LEIA MAIS: Rolling Stones lançarão músicas inéditas com Ringo Starr e Paul McCartney, diz site

"Mick escreve mais melodias agora do que costumava. As primeiras coisas, geralmente eu escrevia a melodia e Mick escrevia a letra," afirmou. "Não é como se o lance Lennon-McCartney chegasse onde eles escreveram completamente sozinhos. Em cada música, temos que ter pedaços um do outro nela."


Beatles e Rolling Stones: como as bandas se conheceram? [FLASHBACK]

A relação dos Beatles com osRolling Stones começou com os empresários de cada banda, Brian Epstein eGiorgio Gomelsky, respectivamente, em abril de 1963. Após uma apresentação de Paul McCartneyJohn LennonRingo Starr e George Harrison, os agentes marcaram um encontro com o grupo de Mick Jagger em Richmond, Inglaterra. As informações são do Express UK. 

+++LEIA MAIS: Por que Paul McCartney está descalço na capa de Abbey Road?

Como foi primeiro contato entre Beatles e Rolling Stones?

Naquela época, os Beatles se apresentaram no programa Thank Your Lucky Stars. Quando Giorgio Gomelsky soube disso, entrou em contato com Brian Epstein para convidá-los ao show dosRolling Stones - isso aconteceu pouco tempo antes do disco de estreia deles, The Rolling Stones(1964).

Os Beatles aceitaram o convite e assistiram a nova banda britânica - na época, apenas covers compunham o setlist do grupo de Mick Jagger. Seguiram até o apartamento dosStones em Chelsea, na Inglaterra, onde festejaram até às 4h.

+++LEIA MAIS: 'Maior que Jesus': a história da briga entre os Beatles e a Igreja [FLASHBACK]

Conforme o Express UK, John Lennon eBrian Jones, ex-guitarrista dos Rolling Stones e morto aos 27 anos, relembraram a época em uma conversa.

Amizade Musical

"Quando saíamos em Londres, os Stonestocavam em várias casas de shows. Epsteinfoi quem nos apresentou a Giorgio. Então, fomos até a apresentação em Richmond e nos tornamos bons amigos," disse Lennon.

+++LEIA MAIS: Como Paul McCartney escreveu 'All My Loving', dos Beatles, sozinho? [FLASHBACK]

Ringo Starr completou: "Lembro de assisti-los no palco. Eram ótimos. Tinham muita presença." Seis dias mais tarde, os Beatles tocaram no Royal Albert Hall pela primeira vez - famosa casa de shows britânica - e convidaram os Rolling Stones. De acordo com o site Londres Para Principiantes, a única foto de todos juntos foi tirada naquela ocasião.