Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A incrível reação de Robert Plant ao ouvir Elvis Presley pela primeira vez

Vocalista do Led Zeppelin descreveu em entrevista como “Hound Dog” mudou sua vida e relembrou quando pôde cantar para o próprio rei do rock

Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 10/04/2023, às 17h55 - Atualizado em 13/04/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Plant e Elvis Presley (Getty Images/Reprodução)
Robert Plant e Elvis Presley (Getty Images/Reprodução)

Alguns fãs mais jovem estão começando a ter noção do tamanho de Elvis Presley a partir da cinebiografia Elvis(2022). Ainda assim é complicado ter a devida dimensão do impacto causado pelo chamado rei do rock na cultura popular como um todo.

Em meio a tantos relatos, uma declaração de Robert Plant em entrevista a Jools Holland (via Far Out Magazine), em 2020, ajuda a mostrar como o trabalho de Presley foi capaz de mudar a vida de pessoas por completo. O eterno vocalista do Led Zeppelin descreveu, de forma incrível, como se sentiu ao ouvir o ídolo pela primeira vez.

+++ LEIA MAIS: 74 anos do Robert Plant: 10 curiosidades sobre o vocalista do Led Zeppelin [LISTA] 

Nascido na Inglaterra, Plant destacou que a BBC, principal veículo de comunicação local, “não era muito gentil com a cultura jovem naquela época”. Músicas e outros produtos de entretenimento eram pensados para os mais velhos, que, naturalmente, eram o público de maior consumo no período.

Vez ou outra, porém, alguma coisinha orientada aos jovens “escapava” no programa de rádio Two Way Family Favorites, transmitido sempre aos domingos, no horário do almoço. Enquanto escutava a atração, o pequeno Robert — à época com 8 anos de idade — foi apresentado ao hit “Hound Dog”, composição de blues lançada originalmente por Big Mama Thornton, mas feita famosa na voz de Elvis Presley.

+++LEIA MAIS: Led Zeppelin: Robert Plant pediu para, depois de morrer, filhos lançarem músicas raras e inéditas de graça

“Senti um tipo de bloqueio. Era como um opiáceo, um entorpecente. Algo aconteceu quando ouvi o som daquela música. Seguramente aquilo me fez colocar minha coleção de selos de lado um pouco.”

Robert Plant, Led Zeppelin e Elvis Presley

A partir daí, foi amor à primeira ouvida. Robert Plant se tornou instantaneamente um grande fã de rock and roll, gênero que começava a crescer em popularidade não apenas nos Estados Unidos (terra natal de Elvis Presley), como no restante do planeta.

Mais de uma década depois, eis que Plant se viu tendo uma carreira na música. Entrou para o Led Zeppelin, uma das maiores bandas de todos os tempos. E acabou tendo a chance não só de assistir ao chamado rei do rock ao vivo, como conhecê-lo pessoalmente.

Numa dessas situações, Elvis estava nos bastidores de um show do Led. Em meio a uma conversa de caráter mais técnico, Robert acabou expressando sua admiração pela obra do ídolo, como ele próprio relembrou em entrevista à BBC Radio 4.

Elvis Presley (Reprodução)
Elvis Presley (Reprodução)

“Nós [Led Zeppelin] fomos vê-lo várias vezes. Ele estava conversando conosco e dizia coisas como: 'bem, como você faz passagem de som e outras coisas assim?’ Respondi que o Led Zeppelin não fazia muitas coisas desse tipo, mas quando fazíamos para testar algum equipamento ou o que quer que seja, eu sempre queria cantar alguma música de Elvis. Então, ele me perguntou qual música geralmente era. Respondi que era ‘Love Me’.”

A conversa foi encerrada e Elvis Presley, aparentemente, deixou o espaço antes que o Led Zeppelin iniciasse sua montagem de equipamento. Naquele dia, calhou de a banda fazer passagem de som — e Robert Plant cantou “Love Me”, mas ficou chateado em pensar que Presley não pôde ouvi-lo interpretar a música.

Para sua surpresa, porém, Elvis ainda estava nos bastidores e chegou a ouvir sua versão para a canção. O rei do rock abordou o ilustre fã para dizer que havia gostado de sua performance. Imagine receber um elogio de seu maior ídolo?