Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A suposta rivalidade de Olivia Rodrigo e Taylor Swift que inspirou 'Vampire'

Canção sobre 'vampiros', pessoas que 'usam as outras' seria sobre relação de Olivia Rodrigo com Taylor Swift

Redação Publicado em 09/07/2023, às 13h30 - Atualizado às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olivia Rodrigo e Taylor Swift (Foto: Reprodução / Instagram)
Olivia Rodrigo e Taylor Swift (Foto: Reprodução / Instagram)

Olivia Rodrigo deu início a uma nova era na carreira com o lançamento de "Vampire", primeiro single de GUTS, seu segundo disco, programado para ser lançado em 8 de setembro pela Geffen Records.

Após o lançamento, a cantora revelou que "Vampire" é "uma música cheia de raiva", com a metáfora de ser atacada por um vampiro ou uma vampira e ter sido usada por "pessoas" - e fãs começaram a especular que a canção seria sobre sua relação com Taylor Swift.  

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo revela que escrever 'Vampire' a ajudou com 'sentimentos de arrependimento e raiva'

Com as diferentes teorias para a letra, o BuzzFeed Newsexplicou as possíveis 'indiretas' de Olivia Rodrigo para Taylor Swift em "Vampire". Confira:

1. Olivia Rodrigo e Taylor Swift

Em meio à promoção de seu single de estreia em 2021, “Driver's License”, Olivia não escondeu ter Taylor Swift como uma grande fonte de inspiração. De fato, durante uma entrevista para a Capital FM, ela se autodenominou "a maior Swiftie de todo o mundo".

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo anuncia segundo disco, 'GUTS', que será lançado em setembro

Ainda em 2021, Taylor Swift e Olivia Rodrigo se tornaram amigas após trocarem elogios no Instagram e Olivia ser presenteada com um anel de sua "ídola" de presente. Em maio, tiraram fotos juntas no BRIT Awards.

Semanas após o lançamento de seu disco de estreia, fãs notaram que Taylor havia sido creditada retroativamente no single “Deja Vu”. Taylor e sua equipe (o produtor Jack Antonoff e a cantora St. Vincent) solicitaram o crédito devido a semelhanças com “Cruel Summer”. Eles ganham 50% dos royalties pela música.

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo provoca novos lançamentos em mensagem especial para Spotify Wrapped

Antes desse pedido, Olivia já tinha espontaneamente dado a coautoria para Taylor em outra música: “1 step forward, 3 steps back” já foi lançada com Swift nos créditos, porque tem uma sequência de acordes de “New Year’s Day”, do disco Reputation (2017).

Levando em conta os créditos nas duas canções de Olivia, Taylor recebeu indicações ao lado da equipe de Olivia em todas as categorias do Grammy em que SOUR apareceu. No entanto, a Recording Academy voltou atrás e retirou os nomes de Taylor e de sua equipe.

+++ LEIA MAIS: Por que Taylor Swift mudou a letra de 'Better Than Revenge' em 'Speak Now (Taylor's Version)'?

Embora nem Taylor ou Olivia tenham vencido na categoria Álbum do Ano, todo o desastre gerou especulações de uma briga e os fãs notaram que os dois não interagiram publicamente desde então.

Em outubro de 2021, a Rolling Stone EUA reuniu Olivia e Alanis Morissette no programa Musicians on Musicians. No encontro, Alanis aconselhou Olivia a tomar cuidado com falsas amizades (e com “meninas malvadas” da indústria da música) e para confiar mais em quem a conhecia antes da fama.

“Houve muito bullying e muito ciúme e muitas pessoas que eu amava durante toda a minha vida, mas foram meninas malvadas comigo”. Olivia respondeu: “O mesmo aconteceu comigo!”

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift anuncia regravação de ‘Speak Now’ (Taylor’s Version) durante The Eras Tour

Em março deste ano, Taylor Swift anunciou Sabrina Carpenter como artista de abertura par aos shows da turnê The Eras Tour, incluindo as apresentações que acontecerão no Brasil em novembro. As artistas se tornaram amigas logo após o Grammy 2022.

A relação de Taylor com Sabrina aumentou ainda mais os rumores da discussão entre Olivia Rodrigo, uma vez que Olivia e Sabrina formaram um suposto triângulo amoroso com o ator Joshua Bassett. A relação conturbada com o ex e o fim traumático do namoro foram temas do elogiado álbum de estreia de Olivia.

+++ LEIA MAIS: The Eras Tour: Taylor Swift anuncia mais de 10 shows extras na Europa

Há também o trecho “you only comes out at night” (você só sai à noite), que teria a ver com o álbum mais recente de Taylor, Midnights, sobre noites mal dormidas que renderam histórias contadas nas letras.