Abba: Björn Ulvaeus lança campanha para pagamento mais justo no mundo da música; entenda

O integrante do Abba lançou a iniciativa durante a cerimônia do Ivor Novello Awards

Redação Publicado em 23/09/2021, às 11h06

None
Björn Ulvaeus no Ivor Novello Awards 2021 (Foto: Getty Images /Eamonn M. McCormack)

Björn Ulvaeus, do Abba, lançou a campanha Credits Due para resolver problemas de pagamento na indústria da música. A iniciativa foi revelada durante o Ivor Novello Awards, no dia 21 de setembro. (Via NME)

“Queremos aumentar a conscientização e fornecer soluções para problemas que são bem conhecidos e, para dizer o mínimo, frustrantes na comunidade de compositores. É muito simples, as gravações musicais devem dar crédito a todos os envolvidos e, assim, garantir que as pessoas certas sejam pagas,” disse Ulvaeus.

+++ LEIA MAIS: ABBA se reúne pela primeira vez em 40 anos e lança clipe sensível para inédita 'I Still Have Faith In You'; assista

Para o músico, “hoje, em 2021, realmente não há desculpa" para os dados não serem exatos e apontarem todos os colaboradores de uma composição.

"Se conseguirmos alcançar o Credits Due, será uma vitória para toda a indústria musical [...] esperamos receber mais apoio da indústria para finalmente dar aos criadores o reconhecimento financeiro que merecem.”

+++ LEIA MAIS: ABBA: 'Não queremos competir com Drake,' diz banda sobre retorno após 40 anos

A iniciativa é uma colaboração com a The Ivors Academy e o The Music Rights Awareness Foundation (MRAF) - Ulvaeus é cofundador desta última.

Abba

Recentemente, Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid anunciaram a volta do Abba aos palcos com dois singles inéditos, um disco para 5 de novembro de 2021 e show virtual em maio de 2022.

+++ LEIA MAIS: Pesquisa elege 10 melhores artistas para ouvir dirigindo - Queen, AC/DC, Abba e mais [LISTA]

É a primeira reunião oficial do grupo sueco em 40 anos. Com mais de mais de 385 milhões de discos vendidos, a banda é conhecida por sucessos dos anos 1970 e início dos anos 1980, como "Dancing Queen", "Gimme! Gimme! Gimme!", "Mamma Mia" e "Take A Chance On Me."