Adele: Após Martinho da Vila, cantora é acusada de plagiar música de Chico Buarque; equipe do artista nega

Perfis acusam Adele de plagiar trecho de “Eu te Amo”, canção de Tom Jobim e Chico Buarque lançada em 1980

Redação Publicado em 22/11/2021, às 17h10 - Atualizado em 28/11/2021, às 15h30

None
Adele, para a revista Vogue (Foto: Reprodução/Twitter)

Após uma grande polêmica sobre a música "Mulheres", composta por Toninho Geraes e gravada por Martinho da Vila, Adele está envolvida em mais uma polêmica sobre um suposto plágio. Nas redes sociais, diversos perfis acusam a cantora de copiar trecho de “Eu te amo”, canção de Tom Jobim e Chico Buarque, na faixa “To Be Loved”.

Conforme explicou o site Catraca Livre, Adele lançou o disco 30 em 19 de novembro de 2021. Uma das faixas, “To Be Loved”, tornou-se alvo de acusações de plágio após ser comparada com “Eu te amo” — ambas têm parecidas introduções no piano.

+++LEIA MAIS: Adele: Brasileiros 'invadem' live da cantora para cobrar dinheiro de Martinho da Vila

Após internautas indicarem a semelhança, houve diversos comentários nas redes sociais. Um perfil, por exemplo, escreveu: “Adele eu num tô querendo te acusar de plágio de novo, mas a intro de To Be Loved ta muito parecida com Eu Te Amo do Chico Buarque…”

Outros perfis apontaram, inclusive, a “semelhança” do significado do título. “To Be Loved”, em português, significaria “ser amado” — temática parecida à presente no título da canção brasileira, “Eu te amo”.

+++LEIA MAIS: Após acusar Adele de plágio, compositor brasileiro diz que só quer ser reconhecido

No entanto, outros perfis apontam as diferenças entre os trechos. Conforme explicou o internauta identificado como Thiago, as introduções de “Eu te amo” e “To Be Loved” são “formas musicais simples e consideravelmente distintas”, quando analisadas tecnicamente.

Ainda, outro perfil escreveu que diversas músicas contam com formas parecidas, mas, não necessariamente, plagiadas - e citou a introdução da canção “Chance”, da banda Rosa de Saron.

+++LEIA MAIS: Adele ‘abandona’ entrevista após repórter admitir que não ouviu disco 30; entenda

Equipe de Chico Buarque nega plágio

A equipe de Chico Buarque negou que Adele tenha plagiado a canção "Eu te Amo". À Folha de S. Paulo, os representantes explicaram não haver semelhanças entra a canção do brasileiro e a faixa “To Be Loved”, do disco 30. 

Adele e “Mulheres”: entenda polêmica

O compositor brasileiro Toninho Geraes, responsável pela letra de "Mulheres" conhecida pela gravação do icônico cantor Martinho da Vila, processou Adele por plágio em outubro de 2021.. Segundo o artista, a canção "Million Years Ago" do disco 25 (2015), tem diversas similaridades com a faixa.

+++LEIA MAIS: Adele: Por que cantora quase não lançou disco 30?

Conforme noticiado pelo POPline, Adele e Greg Kurstin, outro compositor de "Million Years Ago," receberam duas notificações extrajudiciais - XL Recordings e Beggars Group, ambas gravadoras, e Sony Music estão cientes da situação