Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Antes que setembro acabe: 10 músicas icônicas sobre o mês [LISTA]

De Green Day à Marília Mendonça: confira 10 clássicos na música que falam sobre o nono mês do calendário gregoriano

Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 30/09/2022, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Joe Armstrong (Foto: Getty Images), Frank Sinatra (Foto: AP) e Marília Mendonça (Foto: Reprodução / Instagram)
Billie Joe Armstrong (Foto: Getty Images), Frank Sinatra (Foto: AP) e Marília Mendonça (Foto: Reprodução / Instagram)

Há algo incomum sobre o mês de setembro. Diversos compositores decidiram apoiar-se na experiência poética com o início da primavera e acompanhá-las com ritmos cativantes e letras melancólicas.

Em diversas culturas, o mês de setembro é um marco de renascimento: no Brasil, é celebrado a Independência; nos Estados Unidos, a destruição das torres gêmeas do World Trade Center e pela Europa, o início da Primeira Guerra Mundial, em 14 de setembro de 1915.

+++ LEIA MAIS: Eminem reflete sobre overdose: 'Demorou para meu cérebro funcionar novamente'

Antes que setembro acabe, a Rolling Stone Brasil separou 10 canções icônicas sobre o nono mês do calendário gregoriano. Do rap ao pop e passando pelo rock, confira a seleção: 

10. September - James Arthur (2021)

No clipe de "September", James Arthur tenta relembrar bons momentos de uma relação que começou em setembro e os românticos com certeza vão preferir pular para outubro e não saber qual o desfecho. 

+++LEIA MAIS: Rolling Stones: Keith Richards confirma baterista que vai finalizar próximo álbum; saiba quem é


9. 10 de Setembro - Marília Mendonça e Maiara & Maraísa

"10 de setembro" (2020) nunca acaba porque é aniversário do ex e Marília Mendonça honrou seu título de Rainha da Sofrência para lamentar os planos nunca realizados com o antigo amor, ao lado de Maiara & Maraísa.


8. September Song - Frank Sinatra (1965)

"September Song" não tem apenas setembro no título, uma vez que a faixa faz parte do álbum September of My Years (1965). A letra imponente compara a vida com as estações do ano, refletindo sobre o envelhecimento e arrependimento de alguém que estaria nos últimos dias de vida no nono mês do calendário gregoriano.

+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson acha 'interessante' como câncer mudou voz dele: 'Muito mais potência'


7. September in the Rain - The Beatles

Originalmente composta por Harry Warren e Al Dubin"September in the Rain" foi gravada pelos Beatles em sua audição para a Decca Records, em 1962. Na época, a gravadora não assinou contrato com o Fab Four e a canção acabou sendo divulgada anos mais tarde.


6. One September Song - Nina Simone (1965)

"One September Song" trás um amor memorável, caótico e intenso vivido na primavera, pela voz de Nina Simone. Como a própria diz: Os anos vêm e vão / Às vezes as lágrimas fluam / Algumas das minhas memórias vão desaparecer / Mas eu sempre vou lembrar um dia de setembro

+++LEIA MAIS: Teoria bizarra aponta que Moana estava morta durante todo o filme da Disney; entenda


5. Nightswimming - REM

Doce, triste e envolvente, "Nightswimming" é a canção perfeita para retratar o fim do inverno e poeticamente, o vocalista Michael Stipe cria uma alusão impressionante com a mudança das estações e os planetas.

Setembro está chegando / E eu anseio pela Lua / E se houvesse duas / Lado a lado, em órbita / Ao redor do mais belo Sol? / Nem a mais brilhante maré já desenhada / Poderia descrever

+++LEIA MAIS: Sorria, estreia de terror, teve marketing macabro transmitido em liga de esporte; entenda


4. Manhãs de Setembro - Vanusa (1973)

Apenas Vanusa soube apreciar o que há de melhor em setembro: as manhãs.


3. September When It Comes - Johnny Cash e Rosanne Cash (2003)

A emblemática parceria de Rosanne Cash Johnny Cash trás à tona todos os medos e inseguranças sobre a morte. Na época do lançamento, Rosanne esclareceu que a música a descreve se preparando para a morte iminente de seu pai, o tempo do acerto de contas descrito como setembro. 


2. Wake Me Up When September Ends - Green Day

"Wake Me Up When September Ends" faz parte da tracklist do aclamado e premiado disco American Idiot (2004), de Green Day. A composição de Billie Joe Armstrong é uma homenagem ao pai, Andrew Armstrong, falecido em 10 de setembro de 1982, quando o cantor tinha apenas 10 anos.

Em 2016, Billie Joe Armstrong foi questionado pela Vulture sobre como se sente quando vê memes sobre a música durante todo o mês de setembro. Sucinto, o vocalista do Green Day respondeu: "Divirtam-se, e levem a vida ao mesmo tempo."

+++LEIA MAIS: 25 anos de Insomniac: Green Day lança edição especial do disco com músicas ao vivo inéditas


1. September - Earth, Wind & Fire

Você se lembra da noite de 21 de setembro? É a pergunta mais clássica e icônica na história da música, quando falamos sobre setembro. 

Earth, Wind & Fire criaram uma balada cativante e agitada que fez parte de inúmeras trilhas sonoras de Hollywood, resgatada em inúmeras playlists no mês que marca o fim do inverno e o início da primavera.

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong escolhe melhor disco e música do Green Day - e surpreende