Beatles: George Harrison estava 'de saco cheio' da banda e escreveu música sobre frustração

George Harrison escreveu 'Wah-Wah' para manifestar suas frustrações dentro dos Beatles

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/08/2021, às 20h37

None
George Harrison (Foto: AP)

Os últimos anos da era dos Beatles não foram fáceis para George Harrison. O guitarrista da banda estava "de saco cheio" das exigências de participar do grupo britânico e dos próprios companheiros. Chegou, inclusive, a escrever uma música sobre essa frustração: chamou-a "Wah-Wah," inclusa no disco All Things Must Pass (1970), de acordo com informações do Express UK. 

Durante as gravações do disco Let It Be, também lançado em 1970, os quatro integrantes do Fab Four discutiam (e discordavam) muito sobre qual deveria ser o som final das músicas. Harrison compôs várias músicas neste período, uma delas foi "Wah-Wah," que resumia bem os sentimentos do artista. "Não preciso desse wah-wah / Sei como a vida pode ser doce / Se eu conseguir me libertar," dizia a letra.

+++LEIA MAIS: 26 faixas perdidas de George Harrison ganham versão de aniversário; ouça 'Cosmic Empire'

Em entrevista à Musician Magazine em 1987, Harrison confessou como "estava de saco cheio das vibrações negativas" dentro da banda e, especialmente, das discussões com Paul McCartney. "Eu não ligava que eram os Beatles, precisava sair dali." Anos mais tarde, em 2000, o guitarrista também revelou como se sentia limitado criativamente. "Eram muitas restrições, [a banda] precisava se autodestruir." 

Harrison enxergou uma oportunidade de ter uma vida melhor e mais tranquila, sozinho, longe da banda. O fato inusitado é: além do guitarrista, outro Beatle também participou das gravações de "Wah-Wah," o baterista Ringo Starr. Eric Clapton, grande amigo do artista, também tocou guitarra na faixa. 

+++LEIA MAIS: O dia em que George Harrison e Eric Clapton ‘disputaram’ Pattie Boyd em duelo de guitarras [FLASHBACK]

"Wah-Wah" não foi a única canção composta por Harrison sobre a frustração com os Beatles. "Sue Me Sue You Blues" focava em todos os processos entre os integrantes da banda na década de 1970. A letra dizia: "Traga seu advogado / E eu levarei o meu / Vamos nos juntar para não nos divertirmos juntos." 


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!