Beatles: o dia em que o ônibus de Magical Mystery Tour partiu sem nenhum destino [FLASHBACK]

Magical Mystery Tour, terceiro filme com protagonismo dos Beatles, iniciou as filmagens em 11 de setembro de 1967

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/09/2021, às 13h00

None
Magical Mystery Tour, dos Beatles (Foto: Divulgação/Apple Films)

As filmagens de Magical Mystery Tour, terceiro filme tendo os Beatles como protagonistas, começaram em 11 de setembro de 1967, há 54 anos. O ônibus partiu sem destino ou direção, e o Fab Four não tinha uma ideia de roteiro concreto naquele momento — foram em direção ao sudoeste do Reino Unido e acabaram em Teignmouth, em Devon, na Inglaterra, onde foram recebidos por centenas de fãs da banda no hotel.

Basicamente, a história acompanha Ringo Starr e sua tia Jessie em uma jornada no passeio Magical Mystery Tour — todos os Beatles aparecem ao longo do caminho mágico e sem roteiro. Na trajetória, mágicos protagonizados por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o próprio Ringo intervêm para criar situações inusitadas para o público. O Fab Four também participa com números musicais, ao lado dos integrantes da banda Bonzo Dog Doo Dah Band que cantam a música "Death Cab for Cutie."

+++LEIA MAIS: Paul McCartney e Rick Rubin revisitam clássicos dos Beatles: 'Encontrando alegria em músicas antigas' [ENTREVISTA]

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by The Beatles (@thebeatles)

 

A trilha sonora, claro, é majoritariamente composta de Beatles, com canções como "Magical Mystery Tour," "All My Loving," "She Loves You" e "The Fool on the Hill." O conceito para o filme surgiu com Paul McCartney, quem teve a ideia da música-título e, ao conversar com os companheiros de banda, criaram a dinâmica dos diálogos improvisados e clipes do Fab Four para compor a história.

Magical Mystery Tour estreou em 26 de dezembro de 1967 no canal da BBC, na Inglaterra, e na MTV, no Brasil. Na época, foi bastante criticado pelas piadas criadas pelos quatro integrantes da banda e pela ausência de roteiro: os especialistas diziam que o filme era muito baseado na trilha sonora e não tinha profundidade no enredo. Atualmente, no entanto, é considerado um dos pioneiros da comédia non-sense, gênero de humor que não segue nenhum nexo, também conhecido como "humor surreal" ou "absurdismo."

+++LEIA MAIS: O dia em que Paul McCartney visitou Dave Grohl: 'Escondi todas as coisas dos Beatles' [FLASHBACK]

Assista ao trailer de Magic Mystery Tour abaixo: