Beatles: qual sucesso Paul McCartney detesta que chamem de 'clássico'?

Paul McCartney revelou qual sucesso dos Beatles é superestimado, e compartilha parte da canção que reflete relativa liberdade sexual da época

Beatriz Bim (sob supervisão Yolanda Reis) Publicado em 13/09/2021, às 16h17 - Atualizado em 19/09/2021, às 12h30

None
Paul McCartney (Foto: Reprodução / Kevin Winter / Getty Images)

Durante a carreira, os Beatles conseguiram o recorde de 20 músicas no topo da Billboard - e viraram uma das maiores referências no rock clássico. Paul McCartney, porém, não gosta tanto da ideia. Discorda de como alguns jornalistas classificam uma dessas músicas mais vendidas do grupo como "clássico", como contou à Billboard:

“Quando as pessoas analisam meus shows, dizem: 'Paul abriu com um clássico dos Beatles, 'Eight Days a Week'. Não classificaria como um 'clássico'. É a música mais inteligente que já escrevemos? Não. Incorporamos na canção a ideia de aproveitar cada segunda da vida? Sim. O melhor é o título, realmente.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Beatles (@thebeatles)

 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney e Rick Rubin revisitam clássicos dos Beatles: 'Encontrando alegria em músicas antigas' [ENTREVISTA]

Paul também desmistificou o rumor sobre Ringo Starr ter inventado o título “Eight Days a Week”. O nome surgiu em uma conversa entre Paul e John Lennon, após Paul perder a carteira de motorista e ir para casa de John de carona.

“Quando chegamos à casa de John, perguntei: 'Anda muito ocupado?',” relembrou Paul. “Estávamos apenas batendo papo. E John disse: 'Ocupado? Trabalho oito dias por semana.' Entrei rápido em casa e falei: 'Tenho um título!' Então, escrevemos a música na hora seguinte.”

+++LEIA MAIS: Qual música dos Beatles é a favorita de Paul McCartney?

Paul também compartilhou o significado do trecho “Hold me / love me” ("me segure / me ame") em "Eight Days a Week". “Nossos pais foram muito reprimidos e rompíamos esse molde,” conta. “Estavam todos se libertando. Vindo de Liverpool para Londres, encontrávamos diversos tipos de garotas, éramos jovens de sangue quente. Nessa idade, só se pensa em mulheres jovens - ou pelo menos, nós pensávamos.”

Mesmo não sendo idolatrada por Paul, “Eight Days a Week” alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, permanecendo nas paradas por 10 semanas. A música integrou o disco Beatles IV, topo da Billboard 200 por 41 semanas.

+++LEIA MAIS: Há 45 anos, John Lennon e Paul McCartney se encontraram pela última vez - e quase se apresentaram juntos

Desde a formação da célebre banda britânica The Beatles, em 1960, até o momento no qual John Lennon anunciou deixar o grupo, em 1969, os quatro garotos de Liverpool bateram recordes da história da indústria musical. “I Want to Hold Your Hand” permaneceu sete semanas em primeiro lugar na classificação da Billboard; o Top 05 inteiro da revista americana foi ocupado com canções da banda britânica em 1964; durante oito anos, os Fab Four conquistaram 20 músicas em primeiro lugar, considerados os recordista das listas da Billboard.