Beatles vs Rolling Stones: Livro traz veredito sobre 'maior polêmica do rock'; conheça

BeatleStones - Um duelo, um vencedor analisa a clássica guerra cultural Beatles vs Rolling Stones

Redação Publicado em 04/10/2021, às 14h36

None
Beatles (Foto: AP) e Rolling Stones (Foto: Reprodução)

Afinal, qual a melhor banda, Beatles ou Rolling Stones? Esta pergunta foi feita inúmeras vezes pelos críticos e fãs de música ao longo das décadas. Pensando nisso, os franceses Yves Delmas e Charles Gancel decidiram dar um veredito sobre a 'maior polêmica do rock.' (Via El País)

Como resultado, os dois fanáticos por música escreveram o livro BeatleStones – Un duel, un vainqueur, em português, BeatleStones - Um duelo, um vencedor, o qual divide a guerra cultural objetivamente em pequenas batalhas, cada um com um vencedor diferente.

+++ LEIA MAIS: A música misteriosa dos Rolling Stones: 43 anos depois, 'ninguém chegou perto' de descobrir significado de 'Beast of Burden'

“Não havia um livro de referência sobre a maior polêmica da história do rock. Queríamos resolver essas discussões de salão sobre quem é melhor, se Messi ou Cristiano Ronaldo, se os Beatles ou os Stones," explicou Delmas ao El País.

Quem era a inspiração de quem? Os Beatles incentivaram e inspiraram os Stones, sem dúvidas. Quem tem a dupla de composição mais produtiva? Beatles. Quem era melhor ao vivo? Stones. Quem tinha relações profundas, como uma família? Beatles. Quem soube ver a banda como uma empresa? Stones.

+++ LEIA MAIS: Ringo Starr diz que sentirá falta de Charlie Watts: 'Ser humano maravilhoso'

“Queríamos acabar com as ideias preconcebidas, torná-lo divertido e o menos subjetivo possível. Mas tinha que haver um ganhador,” disse Delmas. No final, os Beatles venceram pela "revolução no aspecto musical," mas o veredito não diminuiu o impacto das conquistas dos Stones.