Belchior: 7 músicas inéditas da época da Ditadura Militar foram encontradas em busca pelo Acervo Nacional

Renato Vieira, jornalista e pesquisador da obra de Belchior, encontrou sete faixas inéditas nunca gravadas, mas escritas pelo cantor

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/08/2021, às 16h24

None
Belchior (Foto: Divulgação/Warner)

Uma busca no acervo do Arquivo Nacional revelou sete músicas do cantor e compositor Belchior, escritas durante o período da Ditadura Militar no Brasil — as canções foram enviadas ao Departamento de Censura Federal do regime para análise e possível liberação para gravação. Nenhuma delas sofreu cortes por parte dos censores, mas nunca chegaram aos estúdios, de acordo com informações do jornal OGlobo.

Quem descobriu as faixas inéditas foi o jornalista e pesquisador Renato Vieira, após uma longa busca no acervo virtual do Arquivo Nacional. As músicas foram escritas entre os anos 1971 e 1979 e, até o momento, não se sabe por que não foram divulgadas ao público, Vieira acredita que por algum conflito com a gravadora — o que existe para conhecimento geral são as letras, mas não há indicação de melodias. 

+++LEIA MAIS: "Belchior tinha razão": Emicida lança emocionante clipe de AmarElo com Pabllo Vittar e Majur

“Fim do Mundo," “Baião de Dois Vinte e Dois,” "Alazão," “Adivinha," “Outras Constelações,” “Bip... Bip...” e “Posto em Sossego” foram compostas pelo próprio Belchior, um dos maiores nomes da música brasileira, e algumas foram feitas em parceria com outros artistas, como Fausto Nilo e Fagner. Este último, inclusive, foi um colaborador constante do autor de "Sujeito de Sorte," mas após a descoberta das faixas inéditas, revelou como planeja lançar um disco em homenagem ao amigo. 

Vieira pesquisa a obra do artista há oito anos e tem planos de relançar 11 discos de estúdio do cantor. “Como o Belchior não tem um acervo organizado, meu desejo é ir juntando os caquinhos porque é importante resgatar essa memória de alguém tão importante para a música brasileira,” disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Por enquanto, o jornalista não planeja usar as faixas inéditas, queria apenas expor elas ao público: "Pesquisamos para isso. Sempre há algo a se descobrir sobre Belchior."

+++LEIA MAIS: Astro pouco convencional, Belchior fez música brasileira folk como nunca tinha sido ouvida antes


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!