Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Flashback

Gossip não autorizou música em trilha de Skins, diz Beth Ditto: "nunca assisti"

Cantora revelou que "perdeu a cabeça" quando soube que "Standing in the Way of Control" teria sido usada em material promocional de série adolescente britânica, em 2007

Beth Ditto diz Gossip não autorizou uso de música em promo de 'Skins' (Getty Images/Divulgação E4)
Beth Ditto diz Gossip não autorizou uso de música em promo de 'Skins' (Getty Images/Divulgação E4)

Às vésperas do lançamento de Real Power, álbum que marca o fim do hiato de 11 anos do Gossip, Beth Ditto relembrou o uso de uma das músicas da banda na série Skins. "Nunca assisti essa série", disse a cantora em entrevista ao NME.

Originalmente transmitido em 2007 pelo canal britânico E4, o drama adolescente narrava a história de um grupo de amigos ainda na adolescência em seu processo de amadurecimento, relacionamentos, (muitas) festas e uso de substâncias. "Standing in the Way of Control", sucesso do primeiro álbum homônimo do Gossip, foi usado no material promocional da primeira temporada da série (abaixo), tornando-se uma espécie de trilha-sonora não-oficial do programa.

Questionada sobre como a música foi parar na divulgação de Skins, Ditto disse que a decisão nunca partiu do grupo: "O dono do selo colocou [a música] na série". Segundo a cantora, sua primeira reação foi de indignação e surpresa quando ouviu o nome do programa:

"Quando ouvi o nome da série, eu perdi a cabeça, porque 'skins' significava skinhead. Então fiquei, tipo: 'Que p*rra é essa?' Mas então aprendi o que significava na série. Me perdi na tradução."

Confrontada sobre a possibilidade de ter uma música do Gossip na trilha de um programa fascista de extrema-direita, Beth Ditto confirmou que perdeu a paciência:

"A primeira coisa que pensei foi: 'Quem pensou nisso? De quem foi a ideia? Me enlouqueceu, estava tão brava. É um drama adolescente, mas sobre o quê?'"

Criada por Bryan Elsley e Jamie Brittain, Skins ganharia status cult ao abordar, de forma aberta, os dramas da adolescência que não ganhavam espaço na TV da época, como depressão, transtorno pós-traumático, morte, sexualidade e distúrbios alimentares. A série foi responsável pela projeção de nomes como Nicholas Hoult, Hannah Murray, Kaya Scodelario, Joe Dempsie, Dev Patel e Daniel Kaluuya. Ela exibida por seis temporadas até 2012, com uma temporada final contando o epílogo de alguns personagens em 2013.

Novo álbum do Gossip

Real Power, o novo álbum do Gossip, tem previsão de lançamento para o dia 22 de março. O primeiro single do disco, "Crazy Again", foi lançado em 17 de novembro de 2023 e o segundo, "Real Power", sai nesta sexta-feira, 19.

Gossip (Foto: Divulgação / Cody Critcheloe)

Produzido por Rick Rubin, o disco reúne Beth Ditto (vocal), Nathan Howdeshell (vários instrumentos) e Hanah Blilie (bateria). A banda não lança material novo desde A Joyful Noise, de 2012. Em fevereiro de 2016, a vocalista anunciou o fim do trio e lançou carreira solo, com o álbum de estreia Fake Sugar (2017).

Foi Rick Rubin quem encorajou a banda a se reunir e começar a gravar novamente após comemorarem o 10º aniversário do álbum Music For Men com uma turnê em 2019.

Ouça "Crazy Again" abaixo: