Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Björk lança podcast que detalha criação dos discos dela

Intitulado Björk: Sonic Symbolism, podcast da cantora será lançado semanalmente até o dia 1º de setembro de 2022

Redação Publicado em 25/08/2022, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Björk (Foto: Roger Kisby / Correspondente)
Björk (Foto: Roger Kisby / Correspondente)

A cantora Björk lançou podcast no qual detalha e comenta sobre a criação de cada um dos discos de estúdio da carreira dela, segundo informações do NME. Os três primeiros episódios de Björk: Sonic Symbolism serão lançados na próxima quinta, 1º de setembro, a respeito de Debut (1993), Post (1995) e Homogenic (1997).

Os outros episódios de cada disco sairão semanalmente até 13 de outubro de 2022. Em um comunicado, Björk descreveu o projeto como "um experimento para capturar quais humores, timbres e tempos estavam vibrando durante cada uma dessas fases" da carreira. "A maioria de nós passa por fases em nossas vidas que duram cerca de três anos, e não é por acaso que esse também é o tempo que leva para fazer um álbum ou um filme."

+++LEIA MAIS: Björk divulga parte final do projeto de remixes de Vulnicura

"Quando me perguntam sobre as diferenças das músicas dos meus álbuns, acho mais rápido usar atalhos visuais. É por isso que as capas dos meus álbuns são quase como cartas de tarô caseiras," continuou a artista. "A imagem na frente pode parecer apenas um momento visual, mas para mim está simplesmente descrevendo o som dela."

Eu tento expressá-lo com a paleta de cores, as texturas dos têxteis, com o que estou segurando, a postura em que estou, e o ângulo disso mostra sua relação com o mundo.

"Além disso, a emoção da boca tenta compartilhar o clima geral do álbum. Talvez você possa chamar isso de algum tipo de simbolismo sônico?" Björk também explicou como "compartilhará histórias que nunca foram contadas."

+++LEIA MAIS: Björk publica vídeo em realidade virtual para a faixa “Notget”

Björk anuncia novo disco para 2022

Björk deve lançar disco novo ainda em 2022! Fossora é o nome do projeto que deve ser disponibilizado durante o outono do hemisfério norte - primavera no Brasil - conforme reportado pelo The Guardian (via Pitchfork)

Este será o primeiro disco da cantora islandesa desde Utopia (2017). Entre os detalhes revelados, estão as participações do músico Serpentwithfeet, vocais de apoio do filhos de Björk, Sindri e Ísadóra, assim como colaborações com Gabber Modus Operandi - duo de dança indonésio.

+++ LEIA MAIS: Primavera Sound São Paulo: Ingressos, datas, lineup e tudo que sabemos sobre festival [LISTA]

Além das tradicionais combinações de pop, rock e eletrônica, Björk promete trazer "techno biológico" para este disco. "Utopia é um álbum idealista, com flautas, sintetizadores e passáros," explicou.

"Vamos ver como será quando vocês andarem por essa fantasia, sabe, almoçar e peidar, fazer coisas normais, como encontrar seus amigos," Björk completou de forma bem-humorada.

+++ LEIA MAIS: Björk não gosta dos Beatles: ‘Decidi que não era música boa’

Outros temas do disco envolvem o luto pela mãe, a ativista ambiental Hildur Rúna Hauksdóttir, que morreu em 2018. Um sexteto de clarones (instrumento da família do clarinete) deve acompanhar a cantora nas reflexões sobre perda e as temáticas biológicas das músicas.

Björk no Brasil

A cantora islandesa é uma das atrações do Primavera Sound. O festival estreante acontece de 31 de outubro (segunda-feira) a 6 de novembro (domingo), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Além de Björk, line-up tem Arctic Monkeys, Travis Scott, Lorde, Father John Misty, Charli XCX, Mitski, Phoebe Bridgers, Interpol, Beach House, Arca,Gal Costa e mais. Ingressos estão disponíveis no site da Eventim. 

+++LEIA MAIS: O disco que todos deveriam ouvir antes de morrer, segundo Björk, é surpreendente, no mínimo