BTS desafia norma do K-Pop com letras de música; entenda

Integrantes do BTS gostam de tocar em temas complexos e profundos para se tornarem mais próximos dos fãs e passar uma mensagem positiva

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/07/2021, às 20h55

None
Quatro integrantes do BTS sentados em cadeiras perto um do outro; o resto do grupo posa em pé atrás dos colegas (Foto: Divulgação/Instagram)

Nos últimos anos, a banda de K-Pop BTS explodiu no cenário da música mundial com sucessos como "Dynamite" e "Butter." Além dos hits viciantes, porém, o grupo tem uma série de canções as quais focam em temas pessoais e profundos, e vão contra a corrente das atrações do gênero ao escreverem as próprias letras e se envolverem na produção.

De acordo com informações do Cheat Sheet, todos os integrantes do BTS são muito envolvidos com a composição e explicaram como gostam de ser abertos sobre questões complexas nas músicas. "Não têm medo de falar das dores da geração atual. Respeitam a diversidade e justiça, os direitos dos jovens e dos marginalizados. Todos esses fatores agiram em favor deles," disse Bang Si-Yuk, CEO da empresa do BTS, à revista Time.

+++LEIA MAIS: V, do BTS, fala sobre futura mixtape, amor por Poderoso Chefão e ser 'o integrante secreto' [ENTREVISTA]

Alguns dos assuntos dentro do guarda-chuva de "problemas que afetam a geração jovem" são: insegurança financeira, transtornos de saúde mental e altas expectativas da sociedade. Ao abordarem esses tópicos, os fãs sentem-se mais conectados com a música e o grupo. 

"Gostamos de ser sinceros quando o assunto é música, então falamos das nossas histórias pessoais e, naturalmente, cobrimos vários tópicos," disse Suga em entrevista ao Hindustan Times. É um processo positivo para a banda e encarar as emoções se tornou "menos difícil ao longo do tempo."

+++LEIA MAIS: O triunfo do BTS [ENTREVISTA]

As emoções também são universais, e fãs ao redor do globo podem se identificar com os mesmos sentimentos. "Expressamos tudo isso através da música, performance e outros canais. Isso nos aproximou da ARMY [como é chamada a base de fãs do BTS.]"

"Dynamite" e "Butter" podem ser canções voltadas ao pop e têm significados menos intensos, mas a banda lançou-as para trazer positividade e alegrar as vidas dos fãs e do público em geral durante a pandemia de Covid-19. "Durante as gravações, dançamos muito. Queríamos dividir essa energia com todos," disse RM ao The Korean Herald.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by BTS official (@bts.bighitofficial)

 

+++LEIA MAIS: Ariana Grande, BTS e mais: Quais são as músicas românticas mais tocadas na Deezer?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL