Caetano Veloso relembra apresentação com Elza Soares no Chacrinha: ‘Energia e talento extraordinários’

Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, aos 91 anos, e Caetano Veloso relembrou música com a cantora

Redação Publicado em 20/01/2022, às 19h40

None
Elza Soares no Rock in Rio 2019 (Foto: Bleia / I Hate Flash) / Caetano Veloso (Foto: Reprodução / Instagram)

A cantora brasileira Elza Soares morreu nesta quinta, 20 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ), aos 91 anos. Com mais de 70 anos de carreira e 30 discos lançados, acumulou amigos e admiradores com os quais colaborou em canções. Um deles foi Caetano Veloso, que publicou uma longa homenagem à artista nas redes sociais.

Elza e Caetano se apresentaram no programa do Chacrinha em 1985 e o autor de "Alegria, Alegria" descreveu a amiga como uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira." Depois, relembrou a música que cantaram naquela ocasião, o samba-rap "Língua," lançada no disco Velô (1984) e como a convidou para cantar a parte melódica.

+++LEIA MAIS: Elza Soares: De origem humilde a Voz do Milênio, relembre cantora brasileira essencial do samba

No texto, Caetano descreveu como era fã da voz e musicalidade de Elza desde a adolescência e "tive a honra de ser procurado por ela quando de sua iminente decisão de abandonar a carreira e/ou o Brasil. Fui capaz de convencê-la a ficar porque entendi que aquilo era uma espécie de pedido de socorro." Após a parceria entre os dois, "Língua" foi indicada como Melhor Musica Brasileira no Grammy Latino daquele ano, ela voltou a cantar e a receber atenção. Voltou à televisão e, depois, figuras tão díspares quanto Lobão e Zé Miguel Wisnik fizeram questão de trabalhar com ela."


Morte de Elza Soares

De acordo com informações da assessoria da artista, Elza Soares faleceu de causas naturais. Com voz marcante, mais de 30 discos e letras sobre racismo, feminismo e amor, tem uma contribuição inestimável para o repertório nacional. O comunicado oficial da equipe da cantora diz: "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais."

+++LEIA MAIS: Elza Soares entrevista Titãs, Titãs entrevistam Elza Soares - e, juntos, lançam clipe para 'Comida' [EXCLUSIVO]

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Elza Soares (@elzasoaresoficial)