Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Capital Inicial e Aborto Elétrico: afinal, qual a relação entre os grupos

Muito se fala sobre como o Aborto Elétrico 'deu origem' ao Capital Inicial, mas a relação entre as bandas vai além da formação

Alexandre Matias (texto) e Pablo Miyazawa (edição) Publicado em 07/07/2022, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Capital Inicial e Aborto Elétrico: afinal, qual a relação entre os grupos

O movimento que fez nascer a vida cultural brasiliense começou quando Renato Russo juntou-se ao guitarrista André Pretorius e ao baterista Fê Lemos e fundou o trio punk Aborto Elétrico. Pretorius deixou a banda logo no início e Renato foi para a guitarra, cabendo ao irmão do baterista, Flavio, assumir o baixo no grupo, que logo se tornou uma pequena sensação local. Quando Renato saiu da banda, os irmãos Lemos chamaram o guitarrista Loro Jones e a vocalista Heloísa Helena para compor um novo projeto, batizado de Capital Inicial. A cantora não durou muito tempo, e o grupo escolheu para a função um dos fãs de primeira hora do Aborto Elétrico, além de amigo pessoal de Renato Russo: Dinho Ouro Preto.

Capital Inicial (1986)
Caption

Dinho sentiu-se à vontade para pedir ao grupo reviver músicas do trio original que Renato não cantava mais em sua nova banda, o Legião Urbana – além de pedir para Renato terminar uma das músicas que mais gostava. E foi justamente “Música Urbana” que transformou o Capital Inicial no segundo nome a despontar em Brasília. Além desta, o primeiro álbum, batizado com o nome da banda, trouxe a balada pós-punk “Fátima” e o punk cru “Veraneio Vascaína” (que havia sido proibida nas rádios pela censura que ainda vigorava no país).

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Jamie Campbell Bower e Joseph Quinn curtem visita ao Brasil ao som de ‘Evidências’

Todas faziam parte do repertório do Aborto Elétrico, mas canções como “Psicopata”, “Tudo Mal”, “Leve Desespero” e “Linhas Cruzadas” mostravam que o grupo tinha potencial para ir além das faixas de Renato, embora a influência do líder do Legião Urbana continuasse rondando a carreira do grupo – até hoje.

Capital Inicial (Reprodução)
Capital Inicial (Reprodução)

Destaques do disco incluem “Música Urbana”, “Leve Desespero” e “Fátima”.

Ouça abaixo Capital Inicialcompleto.

Os 80 maiores discos do Rock Nacional

Parte do Dossiê 40 anos do Rock Nacional, edição especial de colecionador da Rolling Stone Brasil, a lista "Os 80 Maiores Discos do Rock Nacional" reúne os principais trabalhos do que parece ter sido um levante artístico, unificado e contínuo mobilizado inicialmente pela juventude do Rio de Janeiro dos anos 1980. Na revista, já disponível em bancas físicas e digitais, você confere a curadoria realizada pelos editores da Rolling Stone Brasilcom os 80 discos mais importantes do rock nacional, separados em quatro categorias e organizados por ordem cronológica de lançamento.

Dossiê 40 Anos de Rock Nacional da Rolling Stone Brasil (Reprodução)