Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Flashback

Como Linkin Park marcou cena trágica em 'Mulheres Apaixonadas'

Sequência memorável de morte da personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli) foi embalada por "Faint"

Fernanda (Vanessa Gerbelli) em 'Mulheres Apaixonadas' (Reprodução)
Fernanda (Vanessa Gerbelli) em 'Mulheres Apaixonadas' (Reprodução)

Uma cena memórável das telenovelas brasileiras, gravada há mais de duas décadas, ganha reexibição na próxima semana, na Rede Globo. Em fevereiro de 2003, a morte da personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli), do folhetim Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, parava o Brasil. E, se muitos lembram dela pela carga dramática, há quem a recorde pela música que tocava na sequência - a excelente "Faint", de Linkin Park.

+++ LEIA MAIS: A trairagem da gravadora que poderia ter acabado com o Linkin Park

A trama de Fernanda, uma ex-garota de programa que tinha uma filha em segredo com o músico Téo (Tony Ramos), foi considerada um dos acertos da novela - o que acabou jogando a morte da personagem, prevista para o 30º episódio, para o fim da obra, no capítulo 150. Durante toda a história, no entanto, o momento era esperado, muito devido às visões da personagem Salete (na boa estreia da então pequena Bruna Marquezine), que já antecipavam a morte da mãe.

'Mulheres Apaixonadas' (Reprodução)
'Mulheres Apaixonadas' (Reprodução)

Foi assim que a cena chegou cercada de expectativa naquele capítulo, quando Mulheres Apaixonadas registrou média de 48 pontos de audiência no IBOPE, com pico de ótimos 56 pontos. E o resultado não decepcionou - em parte, graças à escolha da trilha.

Linkin Park e "Faint"

Em 2003, o Linkin Park recebia críticas majoritariamente positivas com o lançamento de Meteora, segundo álbum de estúdio da banda, sucessor do celebrado Hybrid Theory (2000). Segundo single do álbum, "Faint" ganharia certificado de platina nos Estados Unidos, com mais de 100 mil cópias vendidas, atingindo boas posições em rankings de países como Estados Unidos e Inglaterra.

+++ LEIA MAIS: Meteora: Por que Linkin Park lançou nova música 20 anos depois? 

Capa do single 'Faint', do Linkin Park (Reprodução)
Capa do single 'Faint', do Linkin Park (Reprodução)

Na América Latina, especificamente, a recepção a "Faint" seria notável, encerrando 2003 na segunda posição dos charts chileno e paraguaio, e conquistando a primeira posição no Equador.

No dia 9 de agosto daquele ano, exatamente dois meses após o lançamento do single, ela seria usada na possível sequência mais aguardada da novela brasileira. Na cena, Téo e Fernanda se veem presos no trânsito em meio a uma perseguição policial no Leblon. Desesperados com o tiroteio, os dois saem do carro e tentam escapar, mas são atingidos por disparos.

A cena, que demorou 5 dias para ser gravada e mobilizou mais de 400 profisisonais, foi exibida em uma edição dramática de mais de seis minutos. Entre cortes ligeros, a música complementava perfeitamente o clima frenético da sequência, colocando a trupe de Chester Bennington em um dos momentos memóráveis da TV daquele ano.

Abaixo, o momento na íntegra: