Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / RELEMBRE

Como os gringos reagiram à música de MC Bin Laden com o Gorillaz?

No início de 2023, o grupo de Damon Albarn lançou "Controllah", parceria com o funkeiro, como parte da versão deluxe do disco Cracker Island

Fernanda Decaris (@ferdecaris)

por Fernanda Decaris (@ferdecaris)

fernanda.decaris@rollingstone.com.br

Publicado em 28/02/2023, às 13h15 - Atualizado em 05/01/2024, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como os gringos reagiram à música de MC Bin Laden com o Gorillaz, banda de Damon Albarn? (Foto: Reprodução)
Como os gringos reagiram à música de MC Bin Laden com o Gorillaz, banda de Damon Albarn? (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), o funkeiro MC Bin Laden foi anunciado no elenco da nova edição do Big Brother Brasil. Há um ano, o artista gerava polêmica nas redes sociais ao lançar a colaboração "Controllah", com o Gorillaz, feito que deixou os gringos confusos nas redes, pela referência ao terrorista responsável pelo atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

"Você está me dizendo que existe um rapper brasileiro chamado MC Bin Laden?", escreveu um internauta norte-americano, incrédulo, no X, à época ainda conhecido como Twitter.

+++ LEIA MAIS: Netflix 'entrou em pânico' e cancelou filme do Gorillaz para cortar gastos, diz Damon Albarn

"Honestamente, você pode dizer o que quiser sobre a qualidade da música neste momento, mas ela vale totalmente a pena apenas pelo fato de que agora há uma música do Gorillaz com alguém chamado MC Bin Laden", disse outro usuário da plataforma.

Com versos em português e pequeno refrão cantado em inglês por Damon Albarn, "Controllah" foi lançada como parte da versão deluxe do disco Cracker Island, de 2023. Porém, esse não foi o primeiro trabalho internacional do funkeiro.

Em 2017, Mc Bin Laden assinou com a gravadora True Panther Sounds, de Nova York, para o EP É Grau. Na ocasião, a companhia afirmou estar “animada em trazer a música desse movimento [funk] para o resto do mundo”.

+++ LEIA MAIS: Gorillaz e Tame Impala se unem para cantar música nova; assista

Problemas com o consulado

Antes dos primeiros trabalhos internacionais, MC Bin Laden teve problemas com o consulado americano, em 2016, ao tentar embarcar para os Estados Unidos para uma apresentação no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), que precisou ser cancelada.

Não se sabe se seu nome artístico influenciou na decisão. Segundo informações do G1, toda documentação necessária foi entregue e o visto de Bin Laden chegou a ser liberado, mas o consulado pediu um "teste de drogas" e a equipe cantor não conseguiu marcar a tempo da viagem.