Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Rock

Dave Grohl e o álbum dos anos 90 que "mudou sua vida"

Segundo Grohl, grupo que o inspirou "reinventou" o hard rock dos anos 1970

Dave Grohl (Getty Images)
Dave Grohl (Getty Images)

Dave Grohl não é o cara mais discreto ao tratar de suas influências. Para além de grandes nomes do hard rock, como Black Sabbath ou Led Zeppelin, dos Beatles e de Prince, o frontman do Foo Fighters já falou sobre inspirações menos, digamos, mainstream.

+++ LEIA MAIS: O disco de rock nos anos 90 que mudou a história da música, segundo Dave Grohl

É o caso do Kyuss, projeto inicial de Josh Homme (Queens of The Stone Age), que teria impactado Grohl permanentemente. Em entrevista dada nos anos 1990 ao Melody Maker (via Far Out), Dave falou sobre a obsessão com o grupo californiano formado em 1987 - mais especificamente sobre o disco Blues For The Red Sun, de 1992:

"Oh meu deus, este álbum mudou a minha vida!", disse. "Eu tinha 24 anos e algo sobre os grooves e as guitarras, e as baterias e o baixo, fazia esse som soar familiar, sabe? Como algo que você ouvira no início dos anos 70, mas nunca tão bem quanto daquela forma. Eles reinventaram este gênero, o hard rock dos anos 1970."

Dave Grohl e Josh Homme

Posteriormente, Dave Grohl se aproximaria do ídolo Josh Homme, inclusive em colaborações esporádicas com o Queens of the Stone Age - notadamente no álbum clássico Songs For The Deaf, de 2002.

"Quando eu e Josh tocamos é como uma conversa entre dois velhos amigos que beberam um pouco demais", contou Grohl à Kerrang! em 2018. "É assim que funciona quando escrevemos juntos... ele toca algo e eu toco de volta para ele assim! [e estrala os dedos]"