Davide Lo Surdo não quer entrar para Livro dos Recordes: ‘Prefiro que venham ao meu show’ [ENTREVISTA]

Considerado o guitarrista mais rápido da história, Davide Lo Surdo consegue tocar 129 notas por segundo

Redação Publicado em 10/12/2021, às 11h08 - Atualizado às 18h37

None
Davide Lo Surdo (Arquivo pessoal)

O músico italiano Davide Lo Surdo começou a tocar guitarra com nove anos, e desde então treina para desenvolver suas técnicas. Atualmente considerado o guitarrista mais rápido da história, ele consegue tocar 129 notas por segundo  — e, apesar da marca, não pensa em entrar para o Livro dos Recordes.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Davide Lo Surdo, uma das atrações da 10ª edição da  Rolling Stone Music & Run 2021, comentou sobre a técnica de flatpicking, que o ajuda a alcançar uma velocidade impressionante no instrumento. Ainda, o astro revelou não ter a pretensão de tocar ainda mais rápido:

+++LEIA MAIS: Rolling Stone Music & Run 2021: Conheça Davide Lo Surdo, mestre da guitarra e uma das atrações do evento

“O fato de ser conhecido pela velocidade me ajudou a fazer mais coisas na música. Como te contei, sempre toquei cada vez mais rápido. Isso foi natural para mim. Meu objetivo é apenas tocar, viver mais experiências e ter algo para contar quando chegar à velhice,” comentou Davide Lo Surdo.

Com treinos de 7 a 9 horas diárias quando era jovem, agora Davide Lo Surdo quer priorizar as experiências e os shows ao vivo. Atualmente, o músico conta que sessões de duas horas por dia são suficientes — e mesmo com a marca impressionante de velocidade, não quer entrar para o Livro dos Recordes.

+++LEIA MAIS: Rolling Stone Music & Run: aos 10 anos, evento marca volta dos Titãs aos palcos, além de apresentações de Warriors e Davide Lo Surdo

As 129 notas por segundo não foram registradas no Guinness Awards, mas confirmadas por uma máquina que avalia quantidades em “barulhos que têm uma espécie de batida,” conforme explicou. 

“As pessoas que ganham esse recorde viram recordistas, não musicistas — e não é isso que estou procurando. Prefiro que as pessoas venham ao meu show e me vejam tocar. Porque muitas pessoas dizem ‘Davide edita seus vídeos e aumenta a velocidade’. A diferença é que eu faço ao vivo. No palco, podem ver que não é editado,” comentou. 

+++LEIA MAIS: 3 lições para virar um mestre da guitarra - e tocar o instrumento na velocidade da luz [LISTA]

A entrevista completa de Davide Lo Surdo à Rolling Stone Brasil foi compartilhada no YouTube; confira o vídeo na íntegra abaixo: