De apoio à atração principal: Billie Eilish e outros artistas que se igualaram aos headliners

Billie Eilish, Shawn Mendes e The Weeknd abriram shows para outros artistas e, depois, alcançaram o estrelato em suas próprias carreiras

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/08/2021, às 14h00

None
The Weeknd (Foto: Reprodução/Instagram) / Billie Eilish (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images for Spotify) / Shawn Mendes (Foto: Paras Griffin/Getty Images for iHeartMedia)

Como nascem os grandes artistas? Muitas vezes, seguindo os passos de suas inspirações. Alguns chegam à fama instantaneamente, ou após o lançamento das primeiras músicas; a maioria percorre um longo caminho até o estrelato — antes de saírem em suas próprias turnês, abrem os shows de outros músicos.

Esse foi o caso, por exemplo, de The Weeknd, Billie Eilish e Shawn Mendes, três dos maiores nomes da indústria musical atualmente. Pensando nisso, separamos alguns detalhes sobre suas trajetórias — de artistas de apoio à atrações principais. Confira abaixo:

+++LEIA MAIS: 4 músicas de Happier Than Ever que mostram a potência de Billie Eilish como letrista [LISTA]

The Weeknd

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by The Weeknd (@theweeknd)

 

Abel Tesfaye, mais conhecido pelo nome artístico The Weeknd,é um dos maiores artistas da atualidade — dono de três Grammys,  vendeu mais de 70 milhões de discos apenas nos Estados Unidos e foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 pela revista Time. O cantor-compositor ganhou maior destaque após o lançamento de “The Hills,” sua primeira música a alcançar o topo da Billboard Hot 100.

The Weeknd, no entanto, começou como um projeto de R&B em Toronto, no Canadá. Tesfaye começou a publicar faixas no Youtube e gravar mixtapes e, em 2012, apresentou-se pela primeira vez no festival norte-americano Coachella. Em 2013, juntou-se a Justin Timberlake como artista de apoio em seis shows da The 20/20 Experience World Tour

+++LEIA MAIS: 'Blinding Lights', do The Weeknd, é 1ª música a ficar um ano inteiro no top 10 da Billboard

Desde então, lançou discos e diversos outros sucessos como "Can't Feel My Face" e “Blinding Lights” — esta última, lançada em 2020, está até hoje nas paradas e quebrou o recorde de músicas com mais tempo no Hot 100, com 88 semanas até o momento de publicação deste texto. Além disso, The Weeknd colaborou com diversos grandes artistas como Ariana Grande, Travis Scott e SZA.


Shawn Mendes

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Shawn Mendes (@shawnmendes)

 

Shawn Mendes, autor de "Stitches" e "Señorita," talvez tenha o sucesso mais improvável dos três: começou a carreira no aplicativo Vine em 2013 e ganhou popularidade por meio dos covers de músicas de sucesso, com a voz melódica acompanhada apenas de um violão. O projeto mais recente do cantor e compositor canadense é o disco Wonder, lançado em 2020, o qual alcançou o primeiro lugar no Billboard 200.

+++LEIA MAIS: Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

Entre o Vine e Wonder,Mendes abriu shows de diversos grandes artistas. Em 2014, por exemplo, apoiou Austin Mahone na turnê Austin Mahone: Live on Tour, ao lado do grupo vocal Fifth Harmony e da banda britânica The Vamps, em todas as apresentações na América do Norte. 


Billie Eilish

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by BILLIE EILISH (@billieeilish)

 

A primeira canção de Billie Eilish a estourar foi "ocean eyes," depois que a cantora e compositora publicou a música no SoundCloud, em 2016. Desde então, tornou-se um fenômeno: é a artista mais jovem com indicações às seis categorias principais do Grammy e seu segundo disco, Happier Than Ever (2021), estreou no topo da Billboard 200.

+++LEIA MAIS: 4 músicas de Happier Than Ever que mostram a potência de Billie Eilish como letrista [LISTA]

No começo da carreira, porém, Eilish abriu alguns shows da turnê High as Hope de 2018 da banda indieFlorence and the Machine, que incluiu canções como "Dog Days Are Over" e "Shake It Out." Algumas performances também tiveram outras artistas de sucesso posterior, como St. Vincent e Lizzo. 


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!