Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

DJ Kito conta sobre sua música feita por IA com vocais de Grimes

Grimes lançou gerador de seus vocais por inteligência artificial para incentivar fãs

Bruna Maleh Publicado em 23/05/2023, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grimes (Foto: Getty Images)
Grimes (Foto: Getty Images)

A cantora Grimes, muito conhecida por seu universo 'cyber', lançou a plataforma de inteligência artificial Elf.Tech., que gera seus vocais para ser utilizado em músicas. No último dia 17, DJ Kito, lançou uma faixa com a voz de Grimes totalmente recriados pela Elf.Tech. hit que se tornou viral em pouco tempo.

A música 'Cold Touch'é fruto da inteligência artificial com os vocais de GrimesAI e produção de DJ Kito, que contou a NME os detalhes de como foi este processo até o lançamento. "Algumas semanas atrás, tive uma sessão de estúdio em Londres com dois escritores que amo — Nina Nesbit e Fred Ball — e acabei de ver Grimes postar seu convite para as pessoas usarem sua voz gerada por IA. Parecia uma coisa realmente interessante de se tentar, então sugeri a ideia quando cheguei ao estúdio".

+++ LEIA MAIS: Inteligência artificial cria 'música inédita' do Nirvana; ouça 'Drowned in the Sun'

"Elf.Tech é um conceito tão simples: você carrega uma voz e a transforma para soar como Grimes […] Acho que há muita confusão sobre como a IA está sendo usada nas músicas agora, e a IA continuará confusa por um tempo. É um novo território para todos." Ele completou dizendo que a música não é criada por IA, e sim por seres humanos, a ferramenta só foi utilizada para refazer os vocais e soarem como os de Grimes, 'Cold Touch' foi escrito, produzido e montado por humanos.

O DJ também comentou como o processo criativo desta música foi diferente e mais rápido do que normalmente ele costuma trabalhar, como se tivesse compartilhado um projeto ainda bruto e inacabado, mas que teve uma resposta muito imediata do público e o resultado foi surpreendente.