Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Rockstar

Dolly Parton explica criação de música de protesto: 'Este mundo está em chamas'

Intitulada 'World On Fire,' canção está presente em Rockstar, 49º disco solo de estúdio da lendária cantora estadunidense Dolly Parton

Dolly Parton (Foto: Michael Loccisano/Getty Images for SXSW)
Dolly Parton (Foto: Michael Loccisano/Getty Images for SXSW)

Cantora de sucessos como "Jolene," "Islands in the Stream," "9 to 5" e "I Will Always Love You," Dolly Parton ainda segue com carreira ativa aos 77 anos. Em 17 de novembro de 2023, ela lançou o disco de estúdio Rockstar, que conta com uma música de protesto intitulada "World On Fire."

Durante entrevista à Vulture, a icônica cantora comentou como "World On Fire" é a faixa do álbum que "melhor incorpora minha própria mitologia." "Eu escrevo muitas músicas edificantes, mas acho que 'World On Fire' faz uma declaração porque as pessoas costumam dizer: 'Oh, eu não sabia que você era política,'" afirmou.

+++LEIA MAIS: Elvis cantou música de Dolly Parton para Priscilla Presley após divórcio; saiba qual foi

"E eu responderei: 'Olha, não estou sendo política aqui. Sou uma pessoa em condições de ter voz e este mundo está em chamas. Ninguém parece se importar o suficiente para sair e fazer algo a respeito," continuou Parton na conversa.

Eu escrevi várias músicas nesse sentido, mas senti a necessidade de escrever ‘World On Fire’ para refletir esse momento.

Em seguida, a artista explicou como essa é a forma dela protestar: "Acho que este é um hino para mim, onde estou na minha vida agora e as coisas que me preocupam - que são as mesmas coisas com que todos precisamos nos preocupar sobre e tenho certeza que estamos. Quem vai se levantar, quem vai tentar fazer a mudança e o que vamos fazer para fazer a diferença? O que faço de melhor é escrever e cantar e ir lá pregar meu evangelho do meu jeito."

+++LEIA MAIS: Dolly Parton rebate pessoas que a dizem para suavizar o visual: ‘Vão para o inferno’

Além disso, Dolly Parton falou que "World On Fire" foi escrita para chamar a atenção das pessoas para as coisas. "Você não sabe quanto, ou se alguma coisa, ajuda. Mas quando você é como eu, quando seu coração é terno e você se preocupa com os seres humanos e com a nossa civilização – o mundo em geral – você se sente impotente se não fizer algo," disse.

"Não sou do tipo que marcha nas ruas com um cartaz ou que segura uma arma ou uma faca, mas as minhas palavras são as minhas ferramentas e as minhas armas," complementou. "Tento chamar a atenção, apontar o dedo e lançar luz sobre situações sombrias. E continuarei fazendo isso."

Eu tentei fazer isso ao longo dos anos, até mesmo com músicas como 'Light of a Clear Blue Morning' ou 'Better Get to Livin.' Estou sempre tentando dizer: 'Ei, levante-se. Olhe para cima. Faça melhor.'

+++LEIA MAIS: 6 discos essenciais para os amantes da música country

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!