Drake e Chris Brown são processados por suposto plágio em 'No Guidance'; entenda

Chris Brown e Drake lançaram "No Guidance" em 2019, mas são acusados de plagiar elementos de uma canção de 2016

Redação Publicado em 06/10/2021, às 12h34

None
Chris Brown e Drake no clipe de "No Guidance" (Foto: Reprodução/YouTube)

Drake e Chris Brown lançaram a parceria “No Guidance” em 2019, música acompanhada, inclusive, de um clipe oficial de mais de nove minutos em que os astros protagonizam uma batalha de dança. Os artistas, contudo, estão sendo processados por suposto plágio cometido na canção.

Conforme explicou o site International Business Times, o cantor Brandon Cooper e o produtor Timothy Valentine, com nomes artísticos de Mr. Cooper e Drum'n Skillz, respectivamente, estão processando Drake e Brown por supostamente tomarem empresado elementos da música “I Love Your Dress”, lançada em 2016.

+++LEIA MAIS: Donda: Chris Brown compartilha verso retirado do disco de Kanye West; veja

O site TMZ divulgou documentos judiciais em que Cooper e Valentine comentam sobre o suposto plágio: “[Os músicos] afirmam que uma análise da batida, letras e da estrutura rítmica demonstra que 'No Guidance' foi copiado ou, pelo menos, derivado principalmente de 'I Love Your Dress.'"

De acordo com Cooper e Valentine, um dos pontos de plágio seria um trecho da música em que Chris Brown e Drake repetem pelo menos 11 vezes a frase “you got it, girl” (em português, algo como "você está com tudo, garota"). Em “I Love Your Dress”, de 2016, o trecho "She got it” também é repetido 16 vezes.

+++LEIA MAIS: Drake incluiu R. Kelly, acusado de agressão sexual, em faixa de Certified Lover Boy - e flerta com polêmica

Nos documentos, Brandon Cooper e o produtor Timothy Valentine também afirmam que “No Guidance” tem o objetivo de provocá-los com a frase “flew the coop” (em português, de acordo com o contexto, significaria algo como “saiu de casa”). Segundo eles, um dos autores da faixa de 2016 tem o apelido “coop”.

Os cantores de “No Guidance”, Drake e Chris Brown, não comentaram sobre o processo de plágio aberto por Brandon Voooper e Timothy Valentine. Confira o clipe da canção "I Love Your Dress" abaixo:

+++LEIA MAIS: Certified Lover Boy: As 5 melhores músicas do disco de Drake [LISTA]


Plágio de Adele?

Processos por plágio são comuns na indústria musical. O caso recente que mais chamou a atenção foi o do compositor Toninho Geraes, que acredita que "Million Years Ago", de Adele, é plágio de "Mulheres", gravado por Martinho da Vila.

A semelhança entre as canções chamou a atenção de diversos especialistas e perfis nas redes sociais. Segundo o PopLine, Adele e Greg Kurstin, outro compositor de "Million Years Ago", receberam duas notificações extrajudiciais — XL Recordings e Beggars Group, ambas gravadoras, e Sony Music estão cientes da situação. A acusação diz como os estrangeiros "se apropriaram das primeiras notas de introdução, refrão e final."

+++LEIA MAIS: Adele: Compositor brasileiro processa cantora por plágio: 'Cópia escancarada'