Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ed Sheeran 'confessa' que copiou Marvin Gaye, diz advogado

Em processo aberto em 2016, Ed Sheeran é acusado de plagiar Marvin Gaye; acusação envolve semelhanças entre 'Let’s Get It On' e 'Thinking Out Loud'

Redação Publicado em 26/04/2023, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ed Sheeran (Foto: Kevin Winter/Getty Images) e Marvin Gaye (Foto: Reprodução)
Ed Sheeran (Foto: Kevin Winter/Getty Images) e Marvin Gaye (Foto: Reprodução)

Em processo iniciado em 2016, Ed Sheeran é acusado de plagiar "Let’s Get It On," um dos maiores hits de Marvin Gaye, na música "Thinking Out Loud." Familiares de Ed Townsend, um dos escritores da icônica canção, moveram a ação judicial. Agora, um advogado da parte de Townsend afirmou como Sheeran "confessou" a cópia durante show.

As acusações em questão dizem como Sheeran e a co-autora Amy Wadge copiaram o ritmo da faixa de 1973, assim como uma sequência ascendente de quatro acordes. Além disso, existem alegações de "semelhanças impressionantes" entre as duas músicas, algo que viola os direitos autorais.

+++LEIA MAIS: Ed Sheeran mal chegou aos 30 e já prepara disco para lançar após a morte

No processo, segundo informações da The Associated Press, Irene Farkas, advogada de Sheeran, falou ao tribunal como "Thinking Out Loud" é uma "música sincera," foi escrita "sem copiar" Marvin Gaye e conta com elementos bastante usados ​​na música pop.

Em resposta, o advogado Ben Crump afirmou como Ed Sheeran "confessou" ter copiado Gaye quando misturou as duas músicas em um show. "Se eu tivesse feito o que você está me acusando de fazer, eu seria um idiota em subir no palco na frente de 20 mil pessoas [e fazer isso]," contrariou o cantor (via Rolling Stone EUA).

Acredito que a maioria das canções pop é construída sobre blocos de construção que estão disponíveis gratuitamente há centenas de anos.

+++LEIA MAIS: Ed Sheeran queria Jay-Z como convidado em 'Shape of You'

Em outro momento do julgamento, Sheeran explicou como "Thinking Out Loud" foi inspirada no amor mantido entre os avós dele. "A maioria das músicas pop pode caber na maioria das músicas pop. Você poderia ir de 'Let it Be' para 'No Woman, No Cry' e voltar," continuou. O artista também comentou que, no mínimo, a canção em questão o lembrava de Van Morrisson.