Ed Sheeran recebe US$ 1,1 milhão de indenização após vencer processo de direitos autorais por ‘Shape of You’

Ed Sheeran ganhou processo de Sami Chokri que o acusou de plagiar a faixa 'Oh Why'

Redação Publicado em 22/06/2022, às 09h56

None
Ed Sheeran (Foto: Hannah McKay - WPA Pool / Getty Images)

Ed Sheeran conquistou uma nova vitória no julgamento de direitos autorais pela música “Shape of You,” acusada de plagiar “Oh Why,” de Sami Chokri. Em abril, o júri concedeu a vitória de Sheeran, quem irá receber US$ 1 milhão em indenização para cobrir os custos judiciais, segundo decisão da justiça britânica nesta terça, 21.

Explicando a decisão, o juiz Antony Zacaroli escreveu: “O ponto de partida é identificar os vencedores e perdedores na ação, porque a regra geral é que a parte vencida pague os custos da parte vencedora... Não há controvérsia quanto a isso: [Sheeran] sem dúvida ganhou e ganhou em todos os pontos substanciais.” (via Variety)

+++ LEIA MAIS: Ed Sheeran se defende de acusações de plágio: 'Componho músicas originais'

O julgamento se iniciou em março deste ano, quando Chokri acusou Sheeran de participar “consciente ou inconscientemente do hábito de se apropriar da habilidade composicional e do trabalho de outros compositores.” Músico afirmou que enviou a faixa para o círculo íntimo de Sheeran em uma tentativa de trabalhar com o cantor, mas depois ouviu o refrão da música em “Shape Of You.”

No julgamento, Sheeran foi acusado pelo advogado de Chokri de “pegar emprestado ideias e as jogar em nas próprias músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não” e que “depende de quem você é e se ele acha que pode se safar.”

+++ LEIA MAIS: Ed Sheeran: Sami Switch acusa cantor de plágio em ‘Shape Of You’: ‘Pega ideias emprestadas’

No entanto, o júri decidiu que “embora existam semelhanças entre o gancho OW (‘Oh Why’) e a frase OI (‘Oh I’), também existem diferenças significativas. Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente ‘Oh Why’ ao criar ‘Shape of You’.”


Ed Sheeran filmará próprio processo de composição para evitar acusações de plágio

Ed Sheeran revelou estratégia para evitar novos processos por plágio. “Agora, simplesmente, filmo tudo, tudo está gravado. Recebemos reclamações sobre canções e dissemos, bom, aqui está o vídeo e olhem. Verão que não há nada,” argumentou.

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift e Ed Sheeran: Como 'The Joker And The Queen' se relaciona a clipe antigo da dupla?

Cantor lamentou como medidas afetam momento de maior “euforia” na carreira musical: “Pessoalmente, acredito que o melhor sentimento do mundo é a euforia em torno da primeira ideia para escrever uma grande canção.”