Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eduardo e Mônica: Música icônica do Legião Urbana foi inspirada em casal real; conheça

A música "Eduardo e Mônica", que também virou filme, foi baseada em uma história real de um casal conhecido por Renato Russo

Redação Publicado em 03/02/2022, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alice Braga e Gabriel Leone em filme Eduardo e Mônica, de René Sampaio (Foto: Divulgação)
Alice Braga e Gabriel Leone em filme Eduardo e Mônica, de René Sampaio (Foto: Divulgação)

Uma das músicas mais emblemáticas do Legião Urbana, “Eduardo e Mônica” conta a história de um casal apaixonado, mas completamente opostos. A história foi eternizada pela canção de Renato Russo — e parece que o cantor se inspirou em pessoas reais.

É fato que a canção “Eduardo e Mônica” é um marco na música nacional. A história, inclusive, virou um filme, dirigido por René Sampaio lançado nos cinemas brasileiros em janeiro de 2022.

+++ LEIA MAIS: Eduardo e Mônica: 4 motivos para assistir ao filme inspirado em música do Legião Urbana [LISTA]

Conforme noticiou o site Hypeness, contudo, a história cantada por Renato Russo não era fictícia. A canção teria sido inspirada no relacionamento de uma das grandes amigas do cantor: a artista plástica Leonice Coimbra, a “Mônica” da música. Ela e Fernando Coimbra, hoje embaixador do Brasil no México, estão casados há 42 anos.

Em entrevista ao Folhapress (via Hypeness), a artista plástica explicou que Renato Russo deixou claro que a música foi feita em homenagem a ela — algo que, atualmente, ela reconhece e agradece.

+++LEIA MAIS: Eduardo e Mônica: Diretor René Sampaio trabalha em outra adaptação de música do Legião Urbana

“Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu,” disse Leonice Coimbra.

eduardo e mônica leonice e fernando
Leonice e Fernando Coimbra (Foto: Reprodução/Hypeness/Arquivo Pessoal)

Ela ainda afirmou que, apesar de gostar da música, não se via em Mônica, assim como não achava Fernando parecido com Eduardo: “Acredito que o Renato escreveu essa música idealizando um pouco a minha mãe -o que faz sentido, porque ele era mais próximo dela. Mas a energia da história, esse encontro de amor, isso realmente existe, porque eles são referência de um casamento bacana, são mesmo como feijão com arroz.”

+++ LEIA MAIS: Eduardo e Mônica: estreia, trailer e tudo o que sabemos sobre filme inspirado em música do Legião Urbana [LISTA]

Apesar da fala da artista plástica, a inspiração para Eduardo ainda é alvo de debates. Alguns relatos apontam que o próprio Renato Russo serviu de base para a história, ou amigos do cantor, como Philippe Seabra, André Pretorius e Dado Villa-Lobos.

Leonice Coimbra comentou sobre a dúvida para a inspiração do casal, assim como reconheceu a importância da música: “No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma.”

Mais sobre Eduardo e Mônica 

Uma das músicas mais queridas do Legião Urbana, “Eduardo e Mônica” inspirou um filme homônimo dirigido por René Sampaio. A produção, estrelada por Alice Braga e Gabriel Leone, é inspirada na canção e gira em torno de um casal totalmente improvável — mas bem-humorado e cheio de amor. 

+++LEIA MAIS: Eduardo e Mônica, filme inspirado no clássico do Legião Urbana, ganha primeiro trailer; assista

Eduardo e Mônica (2020) foi aclamado pela crítica internacional e venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Edmonton. O filme estreia em 20 de janeiro nos cinemas nacionais.