Facebook exclui perfis de haters após Lizzo sofrer ataques racistas e gordofóbicos

A empresa também excluiu comentários do Facebook e Instagram com discursos de ódio contra Lizzo

Redação Publicado em 18/08/2021, às 09h02

None
Lizzo (Foto: Divulgação / Warner Music Brasil)

O Facebook excluiu perfis das suas redes sociais — Facebook e Instagram — após Lizzo sofrer uma série de ataques racistas e gordofóbicos depois do lançamento do novo single, "Rumors", em parceria com Cardi B. Os comentários que propagavam discurso de ódio contra a cantora também foram apagados, via NME.

"Rumors" é o primeiro single de Lizzo em dois anos, e chegou ao público na sexta, 13 de agosto. Na faixa, a cantora reflete sobre como a aparência e ações são discutidas pelas pessoas, e critica quem espalha fofocas online. Após o lançamento, a artista foi alvo de ódio na internet, enfrentando muitos comentários racistas e gordofóbicos.

+++LEIA MAIS: 6 músicas icônicas de Lizzo: de 'Truth Hurts' a 'Batches & Cookies' [LISTA]

Em uma live no Instagram, realizada no domingo, 15 de agosto, em meio ao choro, a artista afirmou: "Às vezes, sinto que o mundo não me ama de volta". No TikTok, a cantora criticou o uso racista de 'Mammy' contra ela e disse: "Eu realmente acho que as pessoas estão loucas por ver uma mulher negra e gorda que faz música pop e é feliz".

Cardi B publicou um tuíte sobre a situação, dizendo: "Quando você se defende, eles afirmam que você é problemático e sensível. Quando você não faz isso, eles o separam até você chorar assim. Seja você magricela, gorda, de plástica, eles sempre tentarão colocar suas inseguranças em você."

+++LEIA MAIS: 6 melhores performances da Lizzo ao vivo: de 'Juice' a 'Truth Hurts' [LISTA]

Veja:

Agora, segundo relatos do TMZ, o Facebook passou a excluir todos os comentários de perfis — seja no Facebook ou Instagram — que violam as políticas acerca de discurso de ódio, assédio e intimidação. Posteriormente, esta movimentação resultou na exclusão de perfis por violação persistente de regras.

+++LEIA MAIS: Lizzo responde às criticas por usar roupa que mostra a bunda: 'Beijem ela'

Perfis com comentários preconceituosos e com discurso de ódio contra Lizzo foram excluídos, assim como os próprios comentários. 


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!