Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Entrevista

Giant Rooks fala sobre mudança de postura em relação à fama

A banda esteve no Brasil para fazer os shows de abertura da turnê de Louis Tomlinson e aproveirtaram para divulgar o álbum lançado neste ano

Giant Rooks (Foto: Timothy Schaumburg)
Giant Rooks (Foto: Timothy Schaumburg)

Cinco rapazes saídos da cidade alemã de Hamm, que tem cerca de 180 mil habitantes, fizeram bastante barulho por aqui há pouco menos de um mês quando abriram os shows de Louis Tomlinson no Brasil. A Giant Rooks é formada por Frederik Rabe, Finn Schwieters, Jonathan Wischniowski, Finn Thomas e Luca Göttner, amigos de escola.

Neste ano, eles lançaram How Have You Been? (2024), segundo disco da carreira e sucessor de Rookery (2020). Fred Rabe e Finn Schwieters conversaram com a Rolling Stone Brasil e disseram que estar no Brasil foi "surreal." "Sonhamos em fazer shows no Brasil por muito tempo, recebemos mensagens dos fãs brasileiros há cinco anos," disse Finn.

+++LEIA MAIS: Fuze prepara novo álbum com olhar para dentro

Essa foi a primeira passagem dos músicos pelo Brasil, mas como eles fizeram questão de enfatizar, a relação com os fãs brasileiros já vem de algum tempo no ambiente digital. Eles aproveitaram a passagem pelo país para conhecer alguns deles em um meet & greet em São Paulo.

No Brasil, as apresentações foram mais curtas que de costume, por se tratarem de shows de abertura, mas os artistas incluíram canções dos dois álbuns, no que eles definiram como um setlist "de festival." "Tudo que temos de melhor até agora," sintetizou Fred.

+++LEIA MAIS: Silva retoma o que faz de melhor para encantar o público em novo álbum

Falando do segundo disco, os músicos contam que a recepção tem sido muito positiva. "Lançamos o primeiro álbum durante a pandemia, então só recebamos feedbacks pela internet," conta Fred. "Dessa vez está sendo diferente, como se estivéssemos lançando pela primeira vez. Ficamos super animados e, claro, nervosos."

Trabalhamos por cerca de três anos, foi uma longa jornada. Queremos de fato redefinir a identidade da banda. - Fred

"Estamos tocando as canções há um tempo e vimos como eles funcionavam. Vimes pessoas se identificando e mergulhando nas músicas," completa Finn. Eles contam que desde o lançamento, eles têm estado muito ocupados, já que logo após o disco sair, embarcaram em turnê.

+++LEIA MAIS: Mel Lisboa fala sobre interpretar Rita Lee no teatro: 'É uma responsabilidade imensa'

Se acostumando com o sucesso

À época do lançamento de Rookery, Fred declarou que o sucesso o deixou "sem palavras." Quatro anos se passaram desde então, mas o artista sente que esse é um aspecto com o qual "você nunca se acostuma completamente," muito disso vem do fato de ver sua música ecoando por outros lugares do mundo. 

Estamos tão longe de falta e é incrível ver que as pessoas sabem as letras e cantam as músicas, não subestimamos isso. Somos gratos por cada um dos apoiadores. - Fred

Finn completa dizendo que eles não sabiam exatamente o que estavam fazendo quando lanaram o primeiro disco. "Provavelmente ainda não sabemos," brinca. Mas agora, a Giant Rooks é uma banda mais madura e artisticamente mais segura. Isso é perceptivo na maneira como a sonoridade deles evolui. Acompanharemos os próximos passos dos cinco amigos.

+++LEIA MAIS: Para Eric Burton, do Black Pumas, estar no Brasil é como estar em 'casa longe de casa'