Grammy Latino 2022: Rita Lee será homenageada por conjunto da obra

Cantora se junta a uma lista de artistas homenageados que inclui Roberto Carlos, Martinho da Vila, Milton Nascimento e mais

Redação Publicado em 26/07/2022, às 14h00

None
Rita Lee (Foto: Reprodução / Instagram)

Rita Lee será homenageada nesta edição do Grammy Latino, marcada para 16 de novembro, em Las Vegas. A cantora de rock receberá o Lifetime Achievement Award, um reconhecimento do conjunto da obra e carreira.

A Academia Latina de Gravação, responsável pelo GrammyLatino, explicou em comunicado à imprensa que o Prêmio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições criativas de notável valor artístico para a música latina e suas comunidades.

+++ LEIA MAIS: Rita Lee faz rara aparição no Instagram com cabelos curtos após tratamento contra câncer

Aclamada como a rainha do rock, Rita Lee é uma artista visionária, cuja identidade sonora singular mescla sua veia roqueira e psicodélica com pop, carnaval, bossa nova e latinidades e a coloca entre os artistas que mais venderam discos no Brasil.

A novidade foi revelada nesta segunda-feira, 25, durante um evento com a presença de Manu Gavassi, Luísa Sonza, AgnesNunes, Giulia Be e mais. “Sua música transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirmou Manuel Abud, presidente e CEO da Academia Latina da Gravação.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Guilherme Samora (@guilhermesamora)

 

+++ LEIA MAIS: Rita Lee está curada de câncer no pulmão; entenda

Antes de Rita Lee, o Grammy Latino já havia concedido o Lifetime Achievement Award para outros artistas brasileiros como Roberto Carlos (2004), Jorge Ben Jor (2005), Os Paralamas do Sucesso (2007), Beth Carvalho (2009), Gal Costa (2011), Milton Nascimento (2012), Toquinho (2012), Ney Matogrosso (2014), Djavan (2015), João Bosco (2017), Erasmo Carlos (2018) e Martinho da Vila (2021).

RitaLee descobriu ter tumor primário no pulmão esquerdo em maio de 2021 após realizar um check-up no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo e está curada desde abril, de acordo com o jornal Metrópoles. Agora, a artista anunciou recentemente que pretende lançar um livrosobre o período, e não descarta a possibilidade de um disco com músicas inéditas.

+++ LEIA MAIS: Rita Lee: Fatos marcantes que transformaram a 'ovelha negra' em Rainha do Rock


Latin Grammy 2022

O Grammy Latino vai acontecer no dia 17 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento de três horas de duração será transmitido ao vivo pela rede Univision, a partir das 20 horas (horário do leste dos EUA).

O prêmio é a principal homenagem internacional e o único concedido entre pares, que celebra a excelência da música latina em todo o mundo. Os indicados serão anunciados no dia 20 de setembro de 2022.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Latin Recording Academy (@latingrammys)