Grupo ucraniano vira destaque no Eurovision ao denunciar ataques russos

O grupo Kalush Orchestra concorre com a música "Stefania," que homenageia as mães e a Ucrânia

Redação Publicado em 08/04/2022, às 08h50

None
Kalush Orchestra (Foto: Reprodução /Twitter)

O grupo ucraniano Kalush Orchestra ganhou destaque no Festival Eurovision da Canção 2022 ao denunciar ataques russos na Ucrânia, que começaram no dia 24 de fevereiro deste ano. (Via NME)

Favoritos da edição, o grupo concorre com a música "Stefania," que homenageia as mães e, segundo o integrante Oleh Psiuk, a Ucrânia também. “Sua letra é muito sincera, e na situação em que estamos, todo mundo sente falta da mãe. Isso faz algumas pessoas pensarem na Ucrânia como nossa mãe,” disse à BBC.

+++ LEIA MAIS: Pink Floyd lança primeiro single em quase 30 anos, inspirado por músico ucraniano

+++ LEIA MAIS: ABBA considera escrever música para Dua Lipa participar do Eurovision; entenda

O músico continuou: "É importante para nós mostrar ao Eurovision e, na verdade, a todo o mundo, o quão legal é nossa música, quão legal é nosso espírito nacional ucraniano. Estamos definitivamente felizes por ter a oportunidade de ser este porta-voz da Ucrânia."

Seis integrantes do grupo estavam na Ucrânia quando os ataques russos começaram. Os músicos afirmaram que ouviram explosões e tentaram ajudar a população local ao entrar para a defesa civil ou criar uma organização de voluntários.

+++ LEIA MAIS: Por que ouvir Måneskin, banda italiana que colocou o rock de volta nas paradas musicais

A Rússia foi banida da competição em 2022 e o Kalush Orchestra conseguiu uma permissão especial para participar de um show pré-Eurovision em Israel, mesmo com a ordem de nenhum homem poder deixar o país.

Måneskin, vencedor do Eurovision 2021

Formado pelo vocalista Damiano David, baixista Victoria De Angelis, guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio, Måneskin venceu o Festival Eurovision da Canção em 2021 com “ZITTI E BUONI", que chegou ao Viral 50 Global do Spotify.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2022: Måneskin, Guns N’ Roses e Djavan são confirmados no lineup do festival; confira

A tradução de "ZITTI E BUONI" é "cale-se e fique quieto." A letra da canção engloba os principais pilares do Måneskin: liberdade, criatividade e vida. Fala sobre o sentimento de raiva e como pode inspirar mudança, é uma crítica às gerações passadas as quais não entendem o propósito dos jovens adultos de hoje.