Há 30 anos, primeiro Lollapalooza acontecia com shows de Jane’s Addiction, Nine Inch Nails e mais [FLASHBACK]

Em 1991, Perry Farrell, Ted Gardener, Marc Geiger e Don Muller realizaram o primeiro Lollapalooza

Camilla Millan Publicado em 18/07/2021, às 11h00

None
Lollapalooza 2018 (Foto: T4F / IHF / Aragão)

Atualmente, o Lollapalooza é um importante festival de música que acontece ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Já passaram pelo evento em solo nacional nomes como The Weeknd, Jorja Smith, Lana Del Rey, Metallica, Foo Fighters e mais.

Para o festival realizar edições no Brasil, contudo, foi uma longa trajetória. O Lollapalooza foi fundado há exatos 30 anos, em 19 de julho de 1991, para funcionar como a turnê de despedida da banda Jane's Addiction — assim como exaltar a música alternativa.

+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2022 é confirmado por Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

Dessa forma, o festival foi fundado por Perry Farrell e Stephen Perkins do Jane's Addiction, com os agentes Don Muller e Marc Geiger. O objetivo era não ser apenas um evento de música, mas de experiências diversas, incluindo arte política.

Assim, o evento acontecia viajando pela América do Norte, em cidades dos Estados Unidos e Canadá. Além de contar com shows do Jane’s Addiction, o evento divulgava outras bandas de vários gêneros, como o grupo Nine Inch Nails, que tocou na primeira edição. 

+++ LEIA MAIS: Lollapalooza Chicago está dando ingressos para quem se vacinar contra Covid-19

Em 1991, o festival também tinha Siouxsie and the Banshees, Living Colour, o rapper Ice-T, a Butthole Surfers, Rollins Band, o grupo Violent Femmes e a banda de rock alternativo Fishbone.

Foi no Lollapalooza, inclusive, que a expressão "Nação Alternativa" foi criada por Perry Farrell, com a explosão do rock alternativo e de toda uma cultura envolvendo punk rock e arte coletiva e participativa. Confira a reportagem da MTV da época sobre o primeiro Lollapalooza

+++ LEIA MAIS: Lollapalooza 2021: 5 artistas que gostaríamos de ver no festival - e que nunca fizeram shows no país


Mudança no Lollapalooza

Em meio a prejuízos e uma sensação de que o “conceito Lollapalooza” havia acabado, o festival foi cancelado em 1998. Perry Farrell se posicionou contra atitudes machistas do grupo e o festival não conseguiu encontrar uma banda adequada para servir de atração principal.

Apenas em 2003 o festival ressurgiu com a turnê do Jane's Addiction, mas os ingressos caros não deram uma boa resposta de bilheteria. Foi apenas em 2005, por meio da parceria com Capital Sports & Entertainment (agora C3 Presents), que o evento ganhou o formato conhecido atualmente: alguns dias e diversas atrações.

+++LEIA MAIS: Perry Farrell relembra amizade "trágica" entre ele e David Bowie

Depois, o formato se expandiu internacionalmente e chegou ao Brasil, onde acontece desde 2012. Em 2020 e 2021, pela primeira vez, o Lollapalooza foi cancelado devido à pandemia de Covid-19


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL