Há 67 anos, Elvis Presley se apresentava ao mundo com primeira música da carreira, ‘That’s All Right’ [FLASHBACK]

A Sun Record prensou apenas sete mil cópias de 'That's All Right,' primeiro single de Elvis Presley

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/07/2021, às 20h14

None
Elvis Presley (Foto: Divulgação)

Antes de lançar grandes sucessos como "Jailhouse Rock" e "Hound Dog," o primeiro single de Elvis Presley foi um cover de "That's All Right," música de 1946 de ArthurCrudup. A gravadora Sun Records prensou apenas sete mil cópias de discos de vinil para a estreia em 19 de julho de 1954, mas a canção fez muito sucesso em Memphis (EUA) e introduziu o Rei do Rock ao público.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Elvis Presley (@elvis)

 

Até então, Presley era um jovem caminhoneiro de 19 anos e sua mãe havia lhe dado de presente uma oportunidade de gravar na Sun Records. Sam Philips, dono da gravadora, precisava de "um homem branco que soasse como um homem negro," para conseguir levar a música com influência afro-americana para um público maior. 

+++LEIA MAIS: Elvis Presley será homenageado com canal de streaming exclusivo - e gratuito

Presley tocou violão, Scotty Moore ficou na guitarra, Bill Black foi responsável pelo baixo e, assim, tocaram um som misturando country e R&B, um subgênero do rock, o rockabilly. O trio interpretou a música de Arthur Crudup de forma mais rápida e inovadora e foram contra a corrente do blues tradicional.

Além de primeira gravação, "That's All Right" também foi a primeira canção que Presley apresentou ao vivo. Em 30 de julho de 1954, abriu o show de Slim Whitman, ícone do country, com a música, seguida de "Blue Moon Of Kentucky" (o lado B do single) e "I'll Never Let You Go (Little Darlin')."

+++LEIA MAIS: Qual música de Johnny Cash era melhor que todas as músicas de Elvis Presley, segundo produtor?

Cinco décadas após o lançamento da música, em julho de 2004, "That's Alright Mama" foi re-lançada como um single CD no Reino Unido, e chegou ao terceiro lugar das paradas. Na Austrália, atingiu o número 31 e ficou na 33ª posição na Irlanda. Ouça a canção abaixo:


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL