Jay-Z: 4 curiosidades sobre o rapper; parceria com Michael Jackson, como escreve músicas e mais [LISTA]

Jay-Z completou 52 anos neste sábado, 4 de dezembro; confira quatro curiosidades sobre o rapper

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/12/2021, às 10h00

None
Jay-Z (Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images)

Jay-Z é um dos artistas de hip-hop mais bem sucedidos do mundo — com mais de 50 milhões de discos vendidos e 23 Grammys na conta, também atua como empresário, produtor, investidor e dono de outras empresas. Com músicas como "Empire State of Mind," em parceira com Alicia Keys, "Crazy In Love," ao lado da esposa Beyoncé, "Dead Presidents" e mais, teve quatro singles número um na Billboard Hot 100.

Jay-Z completou 52 anos neste sábado, 4 de dezembro. Para comemorar a vida e carreira do icônico rapper, confira quatro curiosidades:

+++LEIA MAIS: Cartão autografado por Jay-Z é vendido por R$500 mil

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Beyoncé (@beyonce)


Parceria secreta com Michael Jackson

Um dos fatos mais inusitados da carreira do rapper foi a participação do lendário Michael Jackson no single "Girls, Girls, Girls," lançado em 2001 como parte do disco The Blueprint. "Ele estava na minha música cantando backing vocals e eu nem coloquei seu nome nos créditos," revelou Jay-Z em entrevista ao NME.


Rapper bilionário

Icônico na indústria musical e fora, Jay-Z acumulou investimentos, empresas e participações lucrativas ao longo dos anos. Em 2018, a Forbes estimou seu patrimônio líquido em US$ 900 milhões, e a mesma publicação anunciou que o rapper foi o primeiro cantor de hip-hop a se tornar um bilionário. 

+++LEIA MAIS: Jay-Z diz que discutir homossexualidade da mãe em música melhorou relação entre eles: 'mudou a dinâmica'


Maior indicado ao Grammy

Após o anúncio da lista de indicados à 64ª edição do Grammy Awards, em 2022, Jay-Z ganhou mais três nomeações e se tornou o artista mais indicado da história, com 83 no total. O artista que recebeu a primeira nomeação em 1998 superou o músico de jazz, soul e funk Quincy Jones, com 80.


Não escreve as letras de músicas

Jay-Z cresceu em uma comunidade pobre no Brooklyn, em Nova York (EUA), mas começou a compor rimas quando era muito jovem. Quando não tinha acesso a cadernos, "corria até uma loja ou mercado, pegava uma sacola de papel ou comprava um suco, só para ter o saco, e escrevia as palavras ali," contou em entrevista. A técnica trouxe benefícios: começou a memorizar as letras e, quando conseguiu gravar o primeiro disco, não precisava mais de canetas ou papel, havia treinado a memória a lembrar de tudo.

+++LEIA MAIS: O dia em que Jay-Z e Busta Rhymes competiram em batalha de rap na escola [FLASHBACK]