Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jay-Z é o primeiro homem negro a atingir a marca de dez discos solo Multi-Platina

'The Blueprint 3' e 'The Black Album' são agora Platina Duplo e Platina Quádruplo, respectivamente

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 20/07/2023, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jay-Z (Getty Images)
Jay-Z (Getty Images)

Na última semana, a RIAA (Recording Industry Association of America) atribuiu um novo posto a Jay-Z. O álbum The Blueprint 3 (2009) atingiu o equivalente a 2 mihões de vendas, garantindo o disco de Platina Duplo. Já o The Black Album (2003) passou para disco de Platina Quádruplo, com mais de 33 milhões de vendas. Com isso, a lenda do rap se tornou o primeiro homem negro com ao menos dez discos solo de Platina Duplos (via People).

Apesar de não ter se definido como negra, Mariah Carey é considerada pelo Complex como a primeira artista negra que garantiu a mesma conquista de Jay-Z, com 11 álbuns tidos como Platina Duplos. Ela tem origem irlandesa, afro-americana e venezuelana, e já falou sobre a pressão que sofre para determinar sua própria cor.

Mariah Carey (Reprodução)
Mariah Carey se apresentando (Reprodução)

+++LEIA MAIS: Mãe de Beyoncé, Tina Knowles tem casa invadida por bandidos

Outras cantoras que chegam perto são Beyoncé e Whitney Houston, que possuem seis e sete álbuns Multi-Platina, respectivamente.

Se álbuns colaborativos forem considerados, o número de discos de Platina Duplos de Jay-Z é levado ao total de 12. Collision Course (2004), com o Linkin Park, teve mais de 2 milhões de cópias vendidas. Já Watch the Throne (2011), com Kanye West, alcançou a marca de 5 milhões de vendas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!